"Carioquinhas" narra a história do Rio de Janeiro para crianças, desde seu descobrimento até os dias atuais, destacando seus espaços culturais memoráveis e personagens icônicos, passando pelo Império, pela Capital Federal e chegando aos dias atuais, relembrando seus memoráveis espaços culturais, como o Cassino da Urca, o Maracanã e o Arpoador, além de seus icônicos personagens, como Dom João VI, Carlota Joaquina, Estácio de Sá, Carmem Miranda, sambistas históricos e tantos outros que fazem do "ser carioca" algo único.
O espetáculo "Carioquinhas" é um convite à memória, preservação, sentimento, diversão e descontração: uma síntese do que é o Rio de Janeiro Além disso, o espetáculo visa mostrar as inúmeras belezas naturais do Rio. Tudo isso será contado pelo papagaio mais famoso, o nosso Zé Carioca, junto dos personagens: Sambinha, Chorinho, Bossa Nova e Funkinho, entre outros da cultura e da história do Rio, com muito humor, músicas, torcidas de futebol, arte circense e criatividade, inseridos na exuberância da natureza, representada por meio de performances corporais.
No repertório, que será reproduzido ao vivo por instrumentos típicos do Rio de Janeiro, como pandeiro, cavaquinho, violão e flauta, temos os clássicos de Tom Jobim, Lamartine Babo, Dorival Caymmi, Zé Keti, Sinhô, João de Barros, Antônio Maria, Haroldo Lobo e Braguinha, que fazem uma crônica da vida e dos costumes do Rio de uma maneira divertida e peculiar.
O diretor Henrique Kaladan iniciou suas atividades no teatro aos 17 anos, no Projeto Armorial, criado e dirigido por Ariano Suassuna, no Teatro de Santa Izabel em Recife. Em São Paulo, já formado em Artes Cênicas pela Escola de Arte Dramática EAD-USP, São Paulo, participou da Companhia Teatral de Paulo Autran e de Ruth Escobar. Foi dirigido pelos seguintes diretores: Fauzi Arap e Antônio Abujamra. Seus últimos trabalhos foram: "Bailei na Curva", de Júlio Conte, "O Pequenino Grão de Areia", de João Falcão e "O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna", de Ariano Suassuna, "Nem Tudo Está Azul no País Azul", de Gabriela Rabello e "Frankenstinho", de Atílio Bari.
SERVIÇO
CARIOQUINHAS
Teatro dos 4 - Shopping da Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 52 - Gávea)
Até 28/4, sábados e domingos (16h)
Ingressos: R$ 90 e R$ 45 (meia)