Por:

A arte de saber a hora de dizer não

A dificuldade que as pessoas têm em dizer não para os outros é o tema central do monólogo 'Não!, com atuação de Adriana Birolli, em cartaz no Teatro Claro Mais, em Copacabana | Foto: Nando Machado/Divulgação

Devido ao grande sucesso, o monólogo "Não!", estrelado por Adriana Birolli, prorroga sua temporada no Teatro Claro Mais, em Copacabana, agora nos dias até 22 de maio, quartas-feiras, às 20h.

Sucesso de público pelo país, a peça está em turnê desde 2023 e já percorreu diversas cidades em São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, assistida por mais de 10 mil pessoas.

Com texto e direção de Diogo Camargos, a trama aborda as escolhas que fazemos todos os dias e instiga o público a refletir sobre suas próprias dificuldades e a se colocar no lugar da protagonista em sua busca incessante pela liberdade de dizer não.

Birolli sobe ao palco para dar voz a uma personagem que faz terapia há 18 anos para aprender a dizer não e ainda não conseguiu. Com a chegada do seu aniversário, ela não quer ir ao jantar de comemoração e, enquanto se arruma para sair, precisa lidar com as mensagens de sua mãe, irmã, namorado e chefe, mostrando como a dificuldade de dizer não pode nos atingir em todos os campos da nossa vida, seja pessoal, profissional ou familiar.

"Nós temos dificuldade de dizer 'não' para os outros, mas vivemos dizendo 'não' para nós mesmos. Na peça, somos convidados a reconhecer nossos pontos fracos e fortes quando o assunto é respeitar nossos limites pessoais e impor limites aos outros. Uma tarefa que tem se mostrado bastante difícil para a maioria de nós", conta a premiada atriz, que coleciona diversos trabalhos na TV, no cinema e no teatro e apresenta seu primeiro monólogo.

O espetáculo acontece em duas camadas de atuação: em uma delas, a atriz fala diretamente com o público e por vezes comenta a história que está sendo narrada e convida a plateia a refletir e a escolher o caminho que deve ser tomado; e em outro momento, ela vive o dilema da personagem.

"Estou amando fazer esse espetáculo. Sentir que através da minha personagem eu consigo abrir essa comunicação tão potente com o público através da comédia. Todo mundo se identifica em algum momento, até mesmo os que inicialmente achavam que não têm dificuldade de dizer não", revela.

Em turnê nacional há um ano, a atriz relata como a recepção do público a tem impactado e o retorno que tem recebido de profissionais da área da saúde mental.

"Após um ano em turnê vivenciando a resposta incrivelmente positiva do público de todo o Brasil, inclusive de muitos profissionais da área da saúde mental com os quais tive a oportunidade de conversar depois das apresentações, eu posso afirmar que é evidente a necessidade e a pertinência do tema", ressalta.

SERVIÇO

NÃO!

Teatro Claro Mais (Shopping dos Antiquários - Rua Siqueira Campos, 143, 2º piso - Copacabana)

Até 22/5, às quartas-feiras (20h)

Ingressos: R$ 140 e R$ 70 (meia)