Por:

O cotidiano nas comunidades como ele é

O elenco de 'Nada Me Aflige - Made in Favela', que fará apresentações gratuitas no Centro Cultural dos Correios | Foto: Nathalia Menezes/Divulgação

O espetáculo "Nada Me Aflige - Made in Favela", criação da companhia Contra Bando de Teatro, encerra a temporada de sucesso com 12 apresentações gratuitas no Teatro Lea Garcia (antigo Correios), a partir desta quinta-feira (4) até o dia 27.

A peça mostra o cotidiano de quatro personagens nascidos e crescidos numa comunidade carioca: uma jovem que resolve aderir a um aplicativo de conteúdo adulto para conseguir pagar a faculdade e cuidar do pai; um dançarino que não para de dançar para não dançar; uma mãe precisa lidar com a filha que não para de fazer as dancinhas da internet, enquanto espera seu atendimento na clínica da família; e um estudante periférico precisa lidar com as dificuldades de acesso por meio de transporte público, além da estigmatização que sofre por ser preto e favelado.

A montagem inédita é uma releitura do primeiro espetáculo do grupo, que teve sua estreia em 2014, e agora, atualizado, ganha os palcos do estado. Antes de chegar ao Teatro Lea Garcia, a peça passou pelos teatros e espaços de cultura da Baixada Fluminense, da Cidade de Deus e do Complexo do Alemão, onde o grupo está sediado há 11 anos.

"Naquela época, nossas aflições eram outras. Achamos que a melhor maneira de comemorar nossa primeira década de existência seria recriar o espetáculo que abriu nossos trabalhos enquanto grupo. Muita coisa aconteceu de lá pra cá. Muitas aflições foram superadas e outras começaram a fazer parte do nosso cotidiano. Esta montagem é atualização do que nos aflige", conta Nilda Andrade, uma das fundadoras do grupo, e que neste ano foi indicada ao Prêmio Shell, o principal do teatro brasileiro, na categoria de melhor atriz.

A montagem traz a tecnologia como recurso para experimentações de novas linguagens. Com projeção mapeada, o espetáculo explora novas possibilidades de criação e aproveita para discutir os impactos da internet e das novas tecnologias no cotidiano de quem mora na favela.

Além disso, o espetáculo apresenta uma cartografia de parte do Complexo do Alemão, guiando a plateia pelos becos e vielas, mostrando a cultura e o território.

"Nada Me Aflige - Made In Favela" conta com o elenco da primeira montagem do grupo - Nilda Andrade, Marcos Carolinno, Mari Oliveira e Victor Meirelles. A direção é de Rohan Baruck com interlocução artística de Miwa Yanagizawa e Pedro Yudi.

O Contra Bando de Teatro foi criado depois que seus integrantes perderam o curso de teatro em que atuavam, devido a um incêndio criminoso na sede da ONG onde as aulas eram oferecidas. Por isso o nome do grupo, contrabando, fazer teatro mesmo sem autorização. Na última década, a companhia vem atuando com espetáculos profissionais e ações de arte socialmente engajadas, sempre retratando o cotidiano do território em que vivem.

SERVIÇO

NADA ME AFLIGE - MADE IN FAVELA

Teatro Léa Garcia (Centro Cultural dos Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro)

De 4 a 27/7, de quinta a sábado (19h30)

Entrada franca