Por:

Prêmio Shell indica os melhores espetáculos do 1º semestre

OPrêmio Shell de Teatro, que chega a sua 35ª edição, anunciou os indicados do primeiro período de 2024, que contempla espetáculos que estrearam nos palcos do Rio e de São Paulo entre 1º de dezembro de 2023 a junho de 2024. De acordo com a organização da premiação, "a seleção de montagens indicadas representa a pluralidade da cena teatral brasileira, com 24 espetáculos dos mais variados temas, formatos, gêneros e vertentes".

Três produções saem na frente e acumulam três indicações, todas selecionadas pelo júri Rio: "Lady Tempestade" e "Prima Facie" - ambas dirigidas por Yara de Novaes, que recebeu uma indicação à melhor direção pelos dois espetáculos - e "Arqueologias do Futuro", com dramaturgia e direção de Mauricio Lima e Fabiano Dadado de Freitas, que concorrem nas duas categorias.

A lista dos indicados do segundo período será divulgada em dezembro, quando também serão divulgados os indicados na categoria Destaque Nacional. Essa categoria contempla espetáculos que estrearam em todo o Brasil, com exceção dos que tiverem estreado no Rio ou São Paulo. Para esta categoria, podem concorrer espetáculos realizados entre 1º de novembro de 2023 e 31 de outubro de 2024 e que tenham realizado um mínimo de 10 apresentações públicas no período especificado. As inscrições começam no dia 15 de agosto e podem ser feitas até 15 de novembro.

A cerimônia de premiação está prevista para ser realizada em março de 2025, no Rio.