Leci Brandão, uma vida de coerência

Musical premiado que narra a trajetória pessoal e artística da cantora e compositora volta a ser encenado em palcos cariocas

Por

O musical explora a profunda relação de Leci Brandão com sua mãe

Nome marcante da música brasileira, compositora e intérprete de mão cheia, Leci Brandão é uma mulher à frente do seu tempo, pioneira em tudo o que tem feito em quase meio século de carreira. Primeira mulher a integrar a ala de compositores da Mangueira, e segunda mulher negra a ser eleita para a Assembleia Legislativa de São Paulo, Leci assumiu a homoafetividade publicamente no fim dos anos 1970, em entrevista ao jornal "Lampião da Esquina", e, alguns anos depois, rompeu com a gravadora multinacional por não aceitar abrandar as letras contestadoras, uma das marcas de seu cancioneiro. É autora de sucessos atemporais como "Papai Vadiou", "Isso é Fundo de Quintal", "Essa Tal Criatura", "Ombro Amigo" e "Zé do Caroço".

Para reverenciar a vida e a obra desta artista que este ano celebra 80 anos, o diretor Luiz Antonio Pilar leva o musical "Leci Brandão - Na Palma da Mão", com texto do jornalista e escritor Leonardo Bruno, para curta temporada no Teatro Ipanema Rubens Corrêa.

O musical ganhou em 2024 o Prêmio Shell de Teatro na categoria Direção, para Luiz Antonio Pilar, além de ter sido indicado nas categorias Ator (Sergio Kauffmann) e Iluminação (Daniela Sanchez). Foi indicado também ao Prêmio APTR na categoria Atriz Coadjuvante (Verônica Bonfim). Os atores Tay O'Hanna, Verônica Bonfim e Patrícia Costa (vai substituir Verônica no primeiro final de semana) interpretam Leci Brandão e sua mãe, D. Lecy, e Matheus Dias representa personagens masculinos presentes na vida da cantora, como o líder comunitário Zé do Caroço, inspiração de uma de suas músicas mais famosas.

A narrativa é construída a partir da relação entre mãe e filha, muito forte até a morte de D. Lecy, aos 96 anos, em 2019. "O espetáculo é contado sob o ponto de vista da mãe, referência maior na vida de Leci. São reminiscências dela. No espetáculo, às vezes, a mãe canta canções significativas do repertório da Leci para a Leci. Em 'Das Coisas que Mamãe me Ensinou', fizemos uma alteração na letra 'tudo isso é resultado das coisas que sua avó (ao invés de mamãe) me ensinou': a avó da Leci ensina pra mãe, que ensina pra Leci e Leci deixa seu legado. A ideia foi construir um espetáculo cujo arcabouço mostrasse toda a tradição familiar e religiosa, o respeito e a educação de uma família preta, que a Leci traz", resume o diretor Pilar.

O texto de Leonardo Bruno marca sua estreia no universo teatral: "Para a pesquisa que eu havia feito para o livro "Canto de Rainhas" (Agir, 2021) já me chamava a atenção como ela era muito avançada para a época. Os cinco primeiros discos, lançados na segunda metade dos anos 70, falam de coisas que estamos discutindo agora - mulheres, negros, LGBT, desigualdade social e por aí vai. E ainda foi corajosa ao romper com a gravadora que queria lhe impor repertório. As letras dizem muito sobre quem ela é, falam da sua história de vida, facilitou muito na hora de escrever", conta.

Para a montagem do espetáculo, o texto original ganhou adaptação dramatúrgica feita a seis mãos pelo diretor Luiz Antonio Pilar, a assistente de direção Lorena Lima e a diretora de movimento Luiza Loroza.

A simbologia do Candomblé, muito presente na vida da artista, é um dos fios condutores da dramaturgia. Filha de Ogum e Iansã na religião africana, Leci passou cinco anos sem gravar desde que se afastou da Polygram, por não aceitar reescrever suas letras. Em uma consulta às entidades no terreiro, ouve que tudo ficará bem. Ela assina com uma gravadora nacional, grava um disco com seu nome e estoura. Em agradecimento, todos os seus discos a partir de então tem uma saudação a um Orixá. "O espetáculo está estruturado dessa forma. A primeira saudação é para Exu, para abrir os caminhos. A todo momento esses Orixás vêm e assim vamos alicerçando a cena", explica o diretor.

Grande parte dos 17 números musicais do espetáculo são composições de Leci Brandão, como "A Filha da Dona Lecy", "Ombro Amigo", "Gente Negra" e "Preferência". Outras, como "Corra e Olhe o Céu", de Cartola, e o samba-enredo mangueirense "História pra Ninar Gente Grande (campeão de 2019), são significativas na trajetória da artista. Além do trio de atores, que também canta, estão no palco quatro músicos que tocam ao vivo - Matheus Camará (violão, clarinete e agogô), Thainara Castro e Pedro Ivo (percussão) e Rodrigo Pirikito (violão, cavaquinho e xequerê).

"Eu trouxe para fazer a direção musical o Arifan Junior. É uma figura onipresente nas rodas de samba da cidade e tem feito com o Awurê um resgate muito importante dos sambas religiosos, de reafricanizar o samba, mas também para dar um caráter mais orgânico e verdadeiro à parte musical, trazendo o clima de uma roda de samba real, com menos rigor e apuro, como em geral é visto nos musicais", explica Pilar.

SERVIÇO

LECI BRANDÃO - NA PALMA DA MÃO

Teatro Ipanema Rubens Corrêa (Rua Prudente de Morais, 824)

De 23/8 a 8/9, sextas e sábados (20h) e domingos (19h)

Ingresssos: R$ 30 e R$ 15 (meia)