Voos altos de quem teve asas cortadas

Musical 'A Lira dos Vinte Anos' retrata os sonhos libertários da juventude durante os anos de chumbo

Por

Montagem de 'A Lira dos Vinte Anos' é uma ode à liberdade em tempos de arbítrio

Adaptação que celebra o legado da música brasileira que nasceu no arenoso solo dos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil, "A Lira dos 20 Anos - O Musical" será encenada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, com estreia neste domingo (1º). Baseado no texto teatral de Paulo César Coutinho, o espetáculo resgata a memória dos estudantes, trabalhadores, artistas e de todas as corajosas vozes que, apesar de terem suas asas cortadas, voaram alto demais antes do tempo.

Esta adaptação intensa narra a jornada de seis jovens idealistas que, ao explorarem as descobertas da juventude, percebem que a liberdade é um sonho que exige coragem. Eles enfrentam dilemas pessoais, o terror do regime e a pressão para agir, muitas vezes resultando em tragédias. Temas como liberdade, machismo e homofobia são abordados com uma sinceridade poderosa, demonstrando que os gritos do passado permanecem atuais e ressoam nas falas e músicas dos personagens. A memória dessa época não será esquecida, graças à nossa escuta atenta e constante.

Protagonizada por Antonia Medeiros, ex-participante do reality show The Voice Brasil (Globo), a montagem se destaca como um musical jukebox inovador, incorporando músicas emblemáticas do período da ditadura militar. Com 19 atores no elenco, o espetáculo oferece uma visão impactante da memória nacional dos anos de chumbo, utilizando canções que marcaram a resistência cultural da época.

O projeto conta com direção cênica de Menelick de Carvalho, direção musical e arranjos de André Poyart, preparação vocal de Anna Priscilla Lacerda e coreografias de Soraya Bastos, prometendo uma experiência teatral emocionante e inesquecível.

SERVIÇO

A LIRA DOS VINTE ANOS

Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176, Ipanema)

De 1 a 4/9, domingo (15h e 19h) | segunda a quarta-feira (19h)

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia)