Por: Cláudia Chaves

NA RIBALTA: Universo roseano

Riobaldo | Foto: Renato Mangolim/Divulgação

"Grande Sertão: Veredas - Riobaldo" retorna ao Rio para sua 13ª temporada, desta vez no Teatro Municipal Domingos de Oliveira, com ingressos a R$ 10 e R$ 20. Riobaldo, com o esplêndido Gilson Martins, tem sido aclamado pela crítica e pelo público, sendo indicado ao Prêmio Shell Rio 2023 nas categorias de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator. A peça, que é a primeira parte da trilogia teatral da obra-prima de João Guimarães Rosa, "Grande Sertão: Veredas", oferece um mergulho profundo na alma humana e na riqueza da linguagem sertaneja.

 

Damas encarceradas

Perigosas Damas | Foto: Divulgação

Geovana Pires reestreia na Casa do Tá na Rua, na Lapa, o monólogo "Perigosas Damas", que aborda a liberdade feminina a partir do início do sistema prisional para mulheres no Brasil. Com dramaturgia de Elisa Lucinda e direção de Denise Stutz, o espetáculo exalta a liberdade ao resgatar histórias, quando mulheres eram encarceradas em manicômios, conventos e sistemas prisionais por serem sexualizadas, lésbicas, extrovertidas, inteligentes, terem repulsa sexual ao marido, praticarem a cartomancia, prostituição.

A vocação da rua

Grupo Tá na Rua | Foto: Divulgação

Neste sábado e domingo (14 e 15), às 10h, o grupo Tá Na Rua, do renomado diretor de teatro Amir Haddad, se apresenta respectivamente na Feirartes da Praça Saens Pena, na Tijuca, e na Praça General Osório, em Ipanema, com o espetáculo "Passa Na Praça Que o Tá Na Rua Te Abraça". Neste 2024 em que completa 44 anos, o Tá na Rua saúda e recebe seu público do jeito que mais gosta e como se consagrou: de graça e na praça. O espetáculo já foi encenado no Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas), em Santa Teresa, e no Centro Municipal Artes Hélio Oiticica.