CRÍTICA / TEATRO / APARTAMENTO 301: Se meu apartamento falasse

Por Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

A encenação ocorre dentro do próprio apartamento

O interfone, o elevador chega-se ao apartamento. Dois cachorros perambulando, uma super tigela de ótimo pão de queijo, para acompanhar as bebidas que eles vendem. Cerveja geladérrima, uma cachacinha, projeção de momentos cotidianos com pessoas e a magnífica recepção de Camilo.

Pessoas sentadas, Camilo fala com um, com outro, faz piada, serve, tudo muito informal, como se tivéssemos em uma reunião daquelas que as pessoas não se conhecem. É teatro com tudo a que se tem direito. O cenário da própria casa, a vista maravilhosa e a história começa a ser contada sem que se perceba.

É site specific dos bons, a peça é de acordo com vários dos cômodos, palco de alguma ação. A plateia é levada em grupos para ambientes determinados, o público assiste diferentes cenas. A engenharia da dramaturgia é também engendrada que as pessoas captam o mesmo sentido.

A história começa em um ritual quando cinco amigos se encontram, após a morte de um deles. Todo o trabalho, texto, direção, vídeo é fruto do trabalho dos seis atores (Breno Sanches, Camilo Pellegrini, Eduardo Rios, Felipe Cabral, Junio Duarte e Lucas Abá). Todos os personagens usam o próprio prenome, apesar de a trama e o texto serem ficcionais.

Aparentemente, o tema são as questões de relacionamento entre homens, suas dificuldades, paixões, ressentimentos. Mas é muito melhor. Fala-se da escolha de vida, de profissão, de mundo, uma visão de amor, de carreira, fatos decisivos na discussão sobre quem somos e o que desejamos. Há choques em todas as frentes, arte e racionalidade, psicanálise e religiosidade, passado e futuro.

A sincronizada e coerente interpretação de todos os atores, a voz, a expressão corporal, as mudanças corporais fazem de Breno, Camilo, Eduardo, Felipe, Júnio e Lucas amigos próximos e queridos com quem temos a rara oportunidade de trocar nossas reflexões sobre o que queremos da vida.

SERVIÇO

APARTAMENTO 301

Largo dos Guimarães, Santa Teresa*

Até 11/12, às segundas e quartas (20h)

Contribuição voluntária

Reservas através do e-mail producaoapartamento301@gmail.com

*O endereço completo será enviado mediante reserva por email