A festa máxima do teatro

Prêmio Shell anuncia a segunda leva de indicados à sua 35ª edição

Por

Améfrica

OPrêmio Shell de Teatro, que chega à 35ª edição neste ano, anunciou os indicados do segundo período de 2024, que contempla espetáculos que estrearam no Rio e em São Paulo. Os vencedores - eleitos a partir da lista final reunindo os indicados no primeiro e no segundo período do ano - serão conhecidos em cerimônia que acontecerá em março de 2025.

O júri selecionou 26 espetáculos, que concorrem nas diversas categorias do Shell, reforçando a qualidade da produção teatral brasileira, cada vez mais diversa e plural. "Améfrica" lidera a lista com três indicações, pelo júri Rio: ator, figurino e música. Com duas indicações, concorrem "Vestido de Noiva", pelo Júri São Paulo e "Hereditária" e "Amor de Baile", pelo Júri Rio.

Na categoria Melhor Atriz, concorrem Lucélia Santos ('Vestido de Noiva') e Adriana Lessa ('A Partilha'), pelo Júri São Paulo; , e Debora Lamm ('Último Ensaio') e Ana Marlene ('Egoísta'), pelo Júri Rio. Os indicados a Melhor Ator por São Paulo são Alexia Twister ('Rei Lear') e Rogério Brito ('Sangue'). Já o Júri Rio indicou o ator Edio Nunes, por 'Améfrica'.

A homenagem do ano, também escolhida pelos júris RJ, SP e Destaque Nacional, será para a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e seus mais de 40 anos de atividades ininterruptas. É a primeira vez em que o Prêmio Shell de Teatro tem um homenageado único, eleito pelo conjunto de jurados de todas as regiões.

"Estamos felizes e orgulhosos com a realização da 35ª edição do Prêmio Shell, que promete destacar ainda mais a diversidade cultural do Brasil. O projeto, que já se tornou tradição na cena cultural brasileira, é uma oportunidade valiosa de celebrar nossos talentos e histórias, e reafirmar o nosso compromisso com a memória e a manutenção do legado do teatro brasileiro", afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.

As inscrições para o Destaque Nacional, do 35º Prêmio Shell de Teatro, foram prorrogadas até 3 de janeiro. A categoria é voltada a espetáculos teatrais de todo país, com exceção do eixo Rio-São Paulo, e se firma como um importante diálogo com toda produção teatral brasileira. Para concorrer ao maior prêmio do país, basta acessar www.shell.com.br/pst e realizar a inscrição.