O Prêmio Shell de Teatro anunciou nesta quarta-feira (22) hoje a lista dos espetáculos indicados para Destaque Nacional. Criada na edição passada, a categoria é voltada a espetáculos teatrais de todo país, com exceção das capitais Rio de Janeiro e São Paulo, e se firma como um importante diálogo com toda produção teatral brasileira. Em 2025, o Prêmio Shell de Teatro chega a sua 35ª edição e a cerimônia será realizada em março, no Rio.
Concorrem à Categoria Destaque Nacional, na 35ª edição do Prêmio Shell de Teatro, os seguintes espetáculos:
‘A Força da Água’ (Fortaleza - CE) – espetáculo do Grupo Pavilhão da Magnólia, com texto e direção de Henrique Fontes
‘A Visita da Velha Senhora’ (Salvador - BA) – espetáculo da Companhia de Teatro da UFBA, com direção de Gil Vicente Tavares.
‘Marku Musical’ (Belo Horizonte – MG) – espetáculo com dramaturgia de Allan da Rosa e Marku Ribas.
‘Ópera Febril’ (São José dos Campos - SP) – espetáculo da Cia do Trailer – Teatro em Movimento.
A categoria Destaque Nacional teve 90 espetáculos inscritos, vindos de todas as regiões do país, das capitais e também do interior, confirmando o alcance nacional do Prêmio. No ano passado, o vencedor foi o grupo Panorando Cia e Produtora com o espetáculo ‘As cores da América Latina’, de Manaus.
A homenagem do ano, também escolhida pelos júris RJ, SP e Destaque Nacional, será para a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e seus mais de 40 anos de atividades ininterruptas. É a primeira vez em que o Prêmio Shell de Teatro tem um homenageado único, eleito pelo conjunto de jurados de todas as regiões.
O da nova categoria júri traz nomes de Curitiba, Bahia, Ceará e Minas Gerais: Dane de Jade (atriz, pesquisadora e gestora cultural), Giovana Soar (atriz, diretora, tradutora e curadora), Guilherme Diniz (pesquisador, crítico cultural e professor) e Marcio Meirelles (encenador, dramaturgo e gestor cultural).