Um musical em família

Filhas e viúva de Marku Ribas celebram vida, obra e legado do inovador músico, morto em 2023

Por

O multifacetado Marku Ribas tem sua trajetória revista em musical

A brilhante trajetória do multifacetado Marco Antonio Ribas, mais conhecido por Marku Ribas (1947-2013), mineiro de Pirapora, é contada no espetáculo "Marku Musical", em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB Rio). A vida e a obra, e toda a sua intensidade, a extensa produção que marcou o estilo característico do artista ousado e inovador no cenário da música brasileira que misturou o soul, o samba, o samba rock, jazz, funk, reisado, batuque e ritmos africanos dando mais ritmo e riqueza cultural de sons.

No palco, Marku estará sendo celebrado e muito bem representado pelas filhas do cantor, Lira Ribas e Júlia Ribas, que assinam, respectivamente, a direção, em parceria com Ricardo Alves Jr., e a direção musical, em parceria com Marcelo Dai. Elas também estarão no palco, ao lado da mãe e esposa de Marku, Fatão Ribas. O elenco conta, ainda, com o músico e ator Mário Broder, o músico nigeriano Ìdòwú Akínrúlí e Gabriel Mendes.

O texto do espetáculo parte de uma autobiografia inédita do artista e de memórias trazidas durante os ensaios pelos familiares. Mario Broder, cantor, compositor, multi-instrumentista carioca, dará vida ao artista nas temporadas do Rio e São Paulo.

"Estou em estado de celebração, pois representar Marku neste trabalho tão rico de referências é um muito significativo. Desde cedo, ele sabia exatamente quem ele era, a sua vocação de grande artista, aquilo que muitos demoram uma vida inteira para encontrar ou morrem procurando. E eu me vejo dessa maneira. Me reconhecendo e buscando me aperfeiçoar. Sem falar no processo de preparação, estar próximo da família, ter acesso a registros únicos, objetos, etc. Tantas coisas que ainda nem foram reveladas sobre o Marku é extraordinário e, ao mesmo tempo, emocionante. Ouvir histórias de família, poder tocar o violão que pertenceu a ele…São partes do processo que a gente leva para a vida toda". Celebra Mario Broder, ator que dá vida ao saudoso artista no musical. Continua na página seguinte