Mamulengos de geração em geração
Companhia formada uma família inteira mantém viva tradição dos bonecos em cena
Depois de temporadas de sucesso no CCBB Belo Horizonte e CCBB Brasília, a "Mostra Carroça de Mamulengos: Três Gerações de Arte Brincante" chega ao Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Os três espetáculos que integram a mostra representam diferentes recortes históricos da Cia Carroça de Mamulengos, trupe itinerante formada por três gerações da família Gomide-França: "O Babauzeiro" remete à origem, "Histórias de Teatro e Circo" consagra o nascimento dos filhos, e "Janeiros" representa a passagem da condução da companhia aos filhos.
A Cia Carroça de Mamulengos foi criada em Brasília há 47 anos pelo bonequeiro Carlos Gomide e a atriz Schirley França. Desde então, o casal viveu na estrada com seus oito filhos, que nasceram e cresceram em cena. Formada por brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços, a família já alcança sua terceira geração de artistas. Pais, mães, filhos, netas, noras e genros vivem o desenvolvimento de uma arte que dialoga com a cultura popular do Brasil e do mundo.
Representando a origem do grupo, "O Babauzeiro" traz os primeiros bonecos recebidos por Carlos Gomide das mãos do mestre paraibano Antônio do Babau. Essa encenação pode ser considerada o ponto de partida da tradição do mamulengo contemporâneo brasileiro. Em "Janeiros", o público acompanha o momento em que os filhos assumiram a condução da companhia para contar suas próprias histórias, recriando linguagens e convidando outros artistas para contribuir com suas criações.
A grande pérola da mostra é "Histórias de Teatro e Circo", com cenas que existem há mais de 30 anos. A montagem traz a ancestralidade e a tradição de toda a família Gomide-França para o palco: avós, filhos, noras e netas, totalizando 23 pessoas e muitos bonecos. Mais do que um espetáculo, o público vai encontrar uma tradição rara de se ver, uma trupe de artistas seguindo uma tradição familiar, um modo de vida que atravessa o tempo e a memória.
SERVIÇO
MOSTRA CARROÇA DE MAMULENGOS
Teatro II - Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro)
Até 23/2
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia)
Programação completa: www.bb.com.br/cultura