Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor

Por Cláudia Chaves

Especial para o Correio da Manhã

Um dos maiores encantamentos que só existem no Brasil é o desfile de escolas de samba. Seja no Rio, em uma pequena cidade, ou mesmo na simulação em festas domésticas, é possível sonhar, inventar, criar realidades. Esse show de originalidades, lembranças das misturas mais improváveis. O desfile da Imperatriz Leopoldinense em 2005 foi marcado pelo enredo "Uma delirante confusão fabulística", desenvolvido pela genial Rosa Magalhães.

Ainda que o eixo narrativo tivesse como foco os contos belos contos de Hans Cristian Andersen, o governo da Dinamarca contribuiu para comemorar os 200 anos do seu maior escritor infantil. Rosa resolveu ir além, misturando chiclete com banana. Às criações de Hans Christian Andersen, a escola incorporou figuras de diferentes tradições literárias e culturais, criando um verdadeiro crossover mágico na Sapucaí.

Dessa mesma lógica aparentemente ilógica, nasce, com texto e direção da premiada Thereza Falcão, a peça "Sonho Encantado de Cordel, O Musical". Aqui a vida de Hans Christian Andersen e os contos de fadas por ele criados estão envolvidos pela rica tradição da literatura de cordel e ambientados no Nordeste do Brasil.

São 14 artistas, cantores e multi-instrumentistas formando o grande elenco: Aline Wirley, Igor Rickli, Gab Lara, Elizândra Souza, Ricca Barros, Adrén Alves, Marcela Coelho, Giulie Oliveira, Sofie Orleans, Danni Marinho, Fábio D'Lélis, Carol Romano, Lígia Bié e Mikael Marmorato, que cantam músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro

Fusão de elementos da cultura nordestina com o universo encantado dos contos de fadas, o musical transforma a carnavalesca em Rosa Cordelista, uma jovem determinada que, apesar da desaprovação de sua mãe, sonha em se tornar uma grande cordelista. Movida pela força de sua imaginação, Rosa é transportada em um sonho mágico para um universo encantado, onde encontra o lendário Hans Christian Andersen. Juntos, eles embarcam em uma jornada emocionante, repleta de personagens míticos dos contos de fadas do autor.

Nesse reino de fantasia, Rosa e Andersen se envolvem em uma aventura épica, onde reis vaidosos, imperadores sábios e a poderosa Rainha da Neve competem pelo título de Maior Monarca de Todos os Tempos. Por meio de desafios, músicas e danças, a jovem cordelista descobre que os sonhos e a criatividade são as forças mais poderosas que existem, capazes de transformar o mundo e nossas vidas.

No palco, mais de 10 cenários e 50 figurinos, criados pela campeoníssima Rosa Magalhães e conduzidos pelo seu braço direito, o carnavalesco Mauro Leite, ganham vida. A experiência visual é enriquecida pelas projeções e vídeos dirigidos pelo artista visual Batman Zavareze, nosso maior criador de imagens computadorizadas. As coreografias são assinadas pelo premiado Renato Vieira, enquanto a direção musical fica a cargo Marcelo Alonso Neves.

Com 10 músicas inéditas e originais compostas pelos brilhantes Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, o espetáculo mescla o vibrante ritmo do Nordeste com a magia das histórias eternas. Esta obra é uma fascinante interlocução cultural entre o Brasil e a Dinamarca, em que cada cena convida o público a mergulhar em um universo onde tudo é possível, e onde a esperança e o amor sempre prevalecem.

"Sonho encantado de Cordel, O Musical" torna-se o último trabalho de uma das maiores artistas contemporâneas da atualidade. E agora será também uma grande homenagem póstuma ao seu legado, após o falecimento de Rosa Magalhães em 25 de julho de 2024, aos 77 anos. Envolvida na criação desde o início do projeto, pouco antes de sua partida, naquela mesma noite, em sua casa, ela fez os últimos desenhos que faltavam e deixou todos os figurinos do musical prontos, expostos e organizados em papéis na sua mesa de trabalho. Rosa Magalhães se junta a uma galeria de grandes artistas femininas brasileiras, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Lygia Clark, destacando-se com suas contribuições cruciais para a evolução e diversidade da expressão artística nacional.

"É uma celebração da arte, da poesia e do poder dos sonhos, trazendo ao palco uma narrativa única que vai emocionar e inspirar em um musical para todas as idades", destaca Thereza Falcão.

SERVIÇO

SONHO ENCANTADO DE CORDEL - O MUSICAL

Teatro Clara Nunes (Shopping da Gávea - Rua Marquês de São Vicente, 52, loja 370)

De 8/3 a 27/4, aos sábados e domingos (15h30 e 18h)

Ingressos entre R$ 19,75 e R$ 100