Por: Cláudia Chaves

NA RIBALTA: Uma tragédia tóxica

Medeia em montagem da Cia Catártica | Foto: Danilo Sérgio/Divulgação

Idealizada e dirigida por Gabriel Ribeiro, "Medeia" marca o retorno da Cia de Teatro Catártica, da Baixada Fluminense, aos palcos. Na adaptação do clássico de Eurípides, os atores Tuanny Kriss, Marlon Vares e Gabriel Ribeiro, uma caixa de areia e dois microfones transportam o público ao centro da trama ambientada na Grécia antiga. A montagem reconta a história da mulher que cometeu fratricídio e abandonou a família para seguir Jasão, seu marido, até Corinto. Mas quando ele a trai, ações desesperadas em busca de vingança são tomadas. Até dia 26 na Casa de Cultura Laura Alvim.

 

Limites da civilidade

Onde Vivem os Ba?rbaros | Foto: Isadora Relvas e Philipp Lavra/Divulgação

Reaberto após a excelente obra sob a direção de Rafael Cardoso, o Teatro Glaucio Gill recebe o espetáculo "Onde Vivem os Bárbaros", com adaptação inédita e direção de Patrick Sampaio. A montagem marca o retorno do coletivo Brecha ao circuito comercial de teatros após 11 anos. A dramaturgia do premiado chileno Pablo Manzi é um investigação sobre o medo e a naturalização da violência em que um jantar se transforma num jogo de tensão e desconfiança que expõe os limites da suposta civilidade dos membros da família.

Conexão e informação

Elas do Surdo | Foto: Divulgação

O Projeto Palco Carioca Carlos Laerte, do Centro Cultural Espaço Tápias, abre neste fim de semana o circuito do Festival Dança em Trânsito com um grupo de música só de mulheres: Elas do Surdo, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher - 8 de março. Com 23 anos de história, o Festival Dança em Trânsito com apresentações, atividades de formação, levando a sua essência de conexão e transformação cultural. Em 2025, continua a celebrar a arte do movimento, com grupos de dança, em diversas cidades do Brasil e ao redor do mundo.