Um dos melhores ditados é "antes tarde do que nunca" ou "a melhor opção é estar vivo". São esses temas corriqueiros, que devem nos guiar, que fazem a matriz de "Ninguém Dirá Que É Tarde Demais", trazendo de volta aos palcos uma esfuziante Arlete Salles.
Parceiros queridos de Arlete estão lá. O texto é de seu neto, Pedro Medina, com quem também contracena na comédia. Além de Pedro, o filho de Arlete, Alexandre Barbalho, e o amigo Edwin Luisi.
A direção de Amir Haddad, uma verdadeira referência nas artes cênicas, um mestre que revolucionou a cena teatral brasileira com sua abordagem inovadora e sua visão singular sobre a relação entre ator e público. "Gosto de fazer um teatro esclarecedor. O teatro tem a função de iluminar as pessoas. E digo para todos: ninguém dirá que é tarde demais para coisa alguma. Sempre é o momento de colocar em prática o desejo", elucida, aos 87 anos, um dos diretores mais premiados e mais presentes na cena brasileira.
Dessa lógica, a comédia flui com a história contada em dois planos, apoiada no ótimo cenário de José Dias, que não poetiza as cenas, pois considera que "a palavra tem potência grande, permitindo ao público uma leitura objetiva com visual simples, funcional e teatral".
A trilha sonora de Lucio Mauro Filho, enteado, irmão e tio, consegue transmitir momentos de puro enlevo. As músicas servem para separar as cenas e marcar a passagem do tempo, enquanto os atores fazem um pequeno bailado - um elemento de grande acerto para a empatia da peça. Dessa lógica, a comédia flui
Essa teatralidade se soma à interpretação livre, leve e solta de Edwin e Arlete, que mostram que, mesmo em momentos difíceis, é possível superar desafios. A fé, o amor e a resiliência se tornam o fio condutor de um espetáculo emocionante, que nos faz refletir e, ao final, nos traz de volta à vida. Um teatro vivo, essencial, e, como sempre, brilhantemente conduzido pelo gênio Amir Haddad.
SERVIÇO
NINGUÉM DIRÁ QUE É TARDE DEMAIS
Teatro Claro Mais RJ (Rua Siqueira Campos, 143, 2º Piso - Copacabana)
Até 30/3, de quinta a sábado (20h) e domingos (19h30)
Ingressos a partir de R$ 19,80