Por:

A anatomia de um homem comum

'Cobras, Lagartos e Minhocas' tem texto e atuação de Álvaro Menezes | Foto: Renato Mangolin/Divulgação

Os episódios mais insólitos da vida de um homem — da infância ao fim do casamento — dão vida ao espetáculo "Cobras, Lagartos e Minhocas", em cartaz no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil. Idealizado, escrito e interpretado por Álvaro Menezes, com direção de Cesar Augusto, o solo cumpre temporada até segunda-feira (21).

A peça salta entre décadas, afetos e estilos, do drama à comédia, dos anos 1960 aos 2000. No centro, está a trajetória de um homem em busca de pertencimento e de sua verdadeira identidade. O que poderia parecer apenas uma narrativa pessoal, ganha camadas de reflexão ao evocar memórias que dialogam com a experiência coletiva — sobretudo em uma sociedade atravessada por normas patriarcais.

Com cenas que funcionam como ritos de passagem, o espetáculo percorre as tensões da juventude e os traumas da infância, em que convivem, lado a lado, a heteronormatividade imposta — as namoradas, o casamento, os filhos — e a expansão do desejo, os silêncios sobre abusos, as violências sofridas e as marcas que reverberam até a vida adulta.

A dramaturgia nasceu nas aulas que Álvaro teve com Camila Amado em 2018. A ela, o ator dedica o espetáculo. "Eram aulas com altas doses de filosofia, ilustradas por inigualáveis histórias de sua vida pessoal e artística. Me inspirei nas minhas memórias, distanciando o ator do autor, mantendo o frescor de uma história ficcional contada pela primeira vez. Toda vida, por mais aparentemente sem graça que pareça, pode dar uma bela história. Aí, se faz teatro", afirma.

Entre lapsos, ruídos e descobertas, o público é conduzido por lembranças embaralhadas de um performer que se confunde com o espectador. "'Cobras, lagartos e minhocas' convida à escuta das contradições de um homem diante de questões estruturais, que muitas vezes parecem intransponíveis. O humor é a chave para adentrarmos nesse habitat de recordações e armadilhas", observa o diretor Cesar Augusto.

SERVIÇO

COBRAS, LAGARTOS E MINHOCAS

Teatro III - Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Pimeiro de Março, 66 - Centro)

Até 21/4, de quartas a sábado (19h), domingo (18h) e segunda (19h)

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia)