Por: Cláudia Chaves

NA RIBALTA: De volta ao Rio

Tom na Fazenda | Foto: Victor Novaes/Divulgação

"Tom na Fazenda" retorna ao Rio para uma curta temporada no Teatro Adolpho Bloch até o dia 30. Sucesso de público e crítica desde a estreia, em 2017, o espetáculo já foi visto por mais de 80 mil pessoas em mais de 450 sessões. Ao longo desses sete anos, consolidou-se como um dos marcos do teatro brasileiro contemporâneo. A adaptação do texto do canadense Michel Marc Bouchard para os palcos brasileiros tem assinatura de Armando Babaioff, que traduziu e protagoniza a obra, e de Rodrigo Portella, responsável pela direção.

 

Salve São Jorge

A Saga de Jorge | Foto: Divulgação

Na próxima quarta-feira, dia 23, às 16h, na Praça da Harmonia (Gamboa), a ópera popular "Saga de Jorge" será encenada pela Companhia Brasileira de Mystérios e Novidade. Inspirada na tradição alagoana do Guerreiro, a apresentação será precedida por um cortejo festivo que parte do MUHCAB. Trata-se de uma celebração vibrante da cultura popular brasileira, com brincantes multicoloridos que mantêm vivas as raízes simbólicas e a resistência cultural. O evento é gratuito e contará com tradução em Libras, integrando o Calendário Cultural da Companhia.

O mal atemporal

Yago - A Luz da Maldade | Foto: Divulgação

"Yago - Luz da Maldade", em cartaz no Teatro Glauce Rocha, é baseada em "Otelo". A adaptação, direção e atuação são de Bruce de Araujo, com supervisão de Miwa Yanagizawa. A peça foca no invejoso Iago, cuja astúcia semeia desconfiança e destruição. Fazendo um paralelo com o mundo atual, onde as mentiras continuam a influenciar nossas vidas, Bruce não vê grandes diferenças entre a época do texto shakesperiano e os dias de hoje em que lidamos com intolerâncias de vários tipos.