Por:

Ballet invade o Rio

Noite de Walpurgis | Foto: Fotos/Divulgação

Claudia Chaves

Especial para o Correio da Manhã

Oballet, ou simplesmente balé, como também pode aparecer na literatura, é um estilo de dança que teve origem na Itália. A própria palavra tem origem italiana, no vocábulo "ballare", que pode ser traduzido como bailar. Atualmente são muitos gêneros, jazz, moderno, mas todos são a transmissão da expressão verdadeira dos movimentos, dos gestos e da fisionomia, dos sentimentos e das paixões à alma dos espectadores". Ao longo das próximas semanas, o Rio vai ter oportunidade de encontrar duas manifestações diversas, impactantes do que o balé representa hoje: Encontro da Dança - Cias e Coreógrafos e Les Ballets Trockadero de Monte Carlo.

O Encontro da Dança - Cias e Coreógrafos que vai reunir os grupos de dança mais expressivos e ativos no Rio e no Brasil, numa demonstração de união, participação e construção para estabelecer uma reflexão sobre a importância da dança, no estado e na cidade. Os espetáculos ficam em cartaz de 10 a 19 de novembro e os ingressos já estão disponíveis.

"O Rio de Janeiro sempre irradiou sua cultura por nosso país e influenciou outros artistas. No entanto, nos últimos anos, o Rio tem perdido esse protagonismo e nos cabe resgatar esse prestígio, mostrando que existe força e união na nossa classe artística.", destaca Dalal Achcar. Focando na parceria com coreógrafos e Cias, ela tem o objetivo de trazer frescor e um ar mais plural para o mercado do ballet no Brasil. Dalal ressalta ainda a importância do intercâmbio entre as companhias, um movimento muito comum na Europa: "É importante para firmar a força da dança. O processo de criação é uma constante troca", reforça.

Para a primeira edição do encontro foram convidadas cinco companhias e coreógrafos em atividade na cena carioca ao longo das últimas décadas e que trazem a representatividade de diversas vertentes da dança. Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, se apresentam Alex Neoral/ Focus Cia de Dança, Cia Regina Miranda & AtoresBailarinos e a Cia de Ballet Dalal Achcar. No fim de semana seguinte, dias 17, 18 e 19 de novembro, sobem ao palco Renato Vieira/ Renato Vieira Cia de Dança, Giselle e Flávia Tápias /Espaço Tápias, Ballet do Theatro Municipal do RJ e a Cia de Ballet Dalal Achcar.

Les Ballets Trockadero de Monte Carlo - o nome pretende ser ridículo - , fundada em Nova Iorque, é uma companhia de dançarinos apenas, com formação clássica que viajam por todo o mundo com sua mistura de arte e comédia há 40 anos. Com um programa inédito no Brasil, O Lago dos Cisnes, Ato II", Pas de Deux, Pas de Quatre, a "Morte do Cisne" e "Walpurgisnacht", cada bailarino representa várias personas, somando mais de 60 personagens entre cisnes, sílfides e levam, 15 malas com 60 figurinos, 80 pares de brincos e 110 pares de cílios postiços.

Há mais de 50 anos, é a companhia de balé cômico mais importante do mundo, parodiando as convenções do balé romântico e clássico. Para Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dellarte, As pessoas terão oportunidade de vivenciar uma noite de grande entretenimento. Eles são espetaculares! Técnica, interpretação e humor ímpares.

SERVIÇO

Ballets Trockadero

Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo) | 11 e 12/12, sábado (15h e 20h) e domingo (17h) | Ingressos: https://www.dellarte.com.br/programacao-e-ingressos

Encontro da Dança - Cias e Coreógrafos

Teatro Prudential (Rua do Russel, 804 - Glória) | 10 a 19/11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.