Roberto Gómez Fernández: 'Meu pai ficou surpreso com o sucesso da série no Brasil diariamente até seu último dia de vida'

Por

Roberto Gómez Fernández se emocionou na inauguração da exposição sobre o legado de seu pai, o lendário Chespirito

A convite do MIS Experience, o Correio da Manhã foi conferir a inauguração de 'Chaves: A Exposição' e pôde conversar brevemente com Roberto Gómez Fernández, presidente do Grupo Chespirito e filho de Roberto Bolaños, que se emocionou bastante ao ver o legado de seu pai celebrado em uma mostra tão rica e significativa. E o que mais o surpreende até hoje é ver como uma obra em espanhol conseguiu transcender as barreiras do idioma e virou um fenômeno cultural no Brasil, que fala português.

"Meu pai estaria perplexo com essa exposição se pudesse estar aqui. Ele ficaria de queixo caído com o impacto que sua obra causou em um país que fala outra língua. Ele ficou surpreso com o sucesso da série no Brasil diariamente até seu último dia de vida. Ele me disse que jamais conseguiu compreender o tamanho do carinho brasileiro e todo esse sucesso não-planejado no país. Ele não conseguia mensurar o tamanho do que era o Chaves aqui no Brasil, mas era o país que mais declarava amor a ele. Se estivesse vivo, certamente viria a esta exposição todos os dias", afirmou Roberto.

"Essa exposição é a manifestação perfeita de todo o reconhecimento e, mais importante, o carinho do público ao meu pai. Fico muito emocionado e surpreso com o nível de produção dessa mostra. É uma estrutura de primeiro mundo que consegue capturar de forma emocionante a essência das séries e dos personagens", concluiu o presidente do Grupo Chespirito.

Diante do filho da lenda da TV latina, não tinha como não perguntar qual o episódio favorito do homem que cresceu em meio aos bastidores. Para ele, os capítulos mais dramáticos, que ressaltam a inocência do Chavinho, são os melhores.

"É difícil de escolher um episódio favorito. O de Acapulco é muito divertido e virou ícone. O especial de natal me emociona porque o Chaves acha que não vai ganhar presentes, mas acaba surpreendido com um carrinho e decide presentear o filho do porteiro, que também é pobre, com o presente que havia acabado de ganhar. Mas o que mais me emocionou foi aquele em que acusam o Chaves de ladrão. Esses episódios mais dramáticos são os que me agradam mais", conta.

Fora da TV desde 2020, por uma briga judicial envolvendo a Televisa, 'Chaves' e 'Chapolin' fazem falta para os fãs e para a molecada mais jovem. "Mu trabalho mais importante é seguir na luta para que a série original volte a ser exibida no mundo. Estou negociando todos os dias, porque há trâmites complexos. Mas saibam que minha prioridade é trazer a exibição de volta para todos. Minha missão é manter vivo o legado de meu pai e exibir as séries é fundamental", explicou Roberto, confirmando que o filme live action do Chapolin Colorado segue em desenvolvimento. "Temos um plano muito ambicioso de fazer o filme do Chapolin Colorado com atores de carne e osso. É um projeto grande que toma tempo, então ainda não temos uma previsão de lançamento".

"A gente se 'apropriou' do Chaves, porque ela usa bordões no dia a dia. No fim, o Chaves virou um personagem brasileiro. Essa exposição celebra a história do Roberto Bolaños, mas diz muito sobre a gente. Chaves era um menino abandonado que acabou sendo acolhido por um coletivo para tentar ajudá-lo. É um personagem que perpassa gerações. Com a exposição, ao trazê-lo de volta ao Brasil, a gente quer mostrar um pouco do Chaves para as crianças. Ele é atemporal", comenta a secretária Marilia Martan, que reviveu momentos de sua infância.

"É uma exposição que mexe diretamente com esse fator cultural, mas a gente não pode deixar de falar o quanto ela gera de empregos e movimenta a cadeia produtiva de São Paulo. A cultura é a grande ferramenta do século", destaca.

"Chaves: A Exposição" fica no MIS Experience, em São Paulo, até 30 de março. De terças a sextas, domingos e feriados, ela funciona das 10h às 20h. Já nos sábados, fica das 10h às 21h. Mais informações sobre preços e horários podem ser conferidas no site www.expochaves.com.br.