Nestlé anuncia compra da marca Kopenhagen

Por

Nestlé compra Kopenhagen como plano de expansão

por Guilherme Cosenza

A gigante suiça Nestlé anunciou que está fechando acordo para trazer a marca brasileira de chocolates, Kopenhagen, para dentro da empresa. O acordo foi fechado na última quarta-feira (6) e tira do Grupo CRM o direito de explorar a marca. O grupo é o mesmo que possui o controle da Brasil Cacau e da rede de cafeterias Kop Koffe. Segundo informações de dentro do mercado financeiro, a compra deverá ser superior à R$ 4 bilhões, embora nenhuma das assessorias das duas marcas quiseram falar sobre o caso, alegando que só poderiam se posicionar após a negociação ser fechada.

Porém não á a primeira vez que a Kopenhagen passa por uma mudança de gestão. Ela havia sido comprada em 2020 pela gestora de private equity americana Advent, que decidiu sair do negócio agora. A Advent buscava uma forma de sair do negócio e a ideia de um IPO chegou a ser ventilada. Com isso, ao que tudo indica parece que a ideia de pasar a marca para a Nestlé agradou os acionistas americanos.

Aliás, ao que parece, a Advent não tem demonstrado uma vontade de permanecer no Brasil, pelo menos não fazendo negócios. Este não é o primeiro movimento de venda da gestora no país. Em agosto, a Advent vendeu 85% da sua posição no Carrefour Brasil. Porém, o que ainda não ficou claro é se as duas marcas citadas pertencentes a Advent estarão de fato incluídas no acordo de aquisição. A batida de martelo para a compra dará um poder interessante para a Nestlé que há três meses adicionou a Garoto para a empresa.

Na ocasião, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) trouxe como um dos termos do acordo para compra da Garoto que o grupo suíço se comprometesse a não adquirir ativos que representassem pelo menos 5% do mercado de chocolates no Brasil por cinco anos. Atualmente a Kopenhagen possui, somada à Brasil Cacau, mais de 800 lojas no Brasil. A Nestlé anunciou um aumento de investimento no total de R$ 2,7 bilhões no Brasil até 2026. O intuito, segundo a companhia, é expandir no país as suas fábricas de chocolates e biscoitos, que correspondem a uma fatia relevante da empresa.