A 99, aplicativo de corridas, começa a oferecer, nesta semana, a opção para passageiros e motoristas das cidades do Rio de Janeiro, Goiânia e Brasília negociarem o valor das corridas feitas pelo aplicativo. A medida vem sendo usada pela concorrência e agora a 99 entra para briga.
O 99Negocia já está disponível em 800 municípios brasileiros, mas a empresa não informou se há uma data para início da modalidade na cidade de São Paulo. A função permite que o passageiro faça uma proposta com o valor que deseja pagar pela corrida. O motorista é notificado e pode avaliar as informações do destino e, se quiser, fazer uma contraproposta. Se não houver acordo, outra corrida pode ser solicitada.
Como os valores são negociados antes da confirmação da viagem, não é permitido mudanças na rota ou desvios do trajeto. A nova modalidade não se aplica às categorias 99Moto, 99Plus ou táxi. Os municípios de Campos dos Goytacazes e os da região do vale do Paraíba Fluminense, no Rio de Janeiro, também já estão com a funcionalidade disponível.
Apesar de não ter data confirmada, a modalidade também funcionará nas seguintes cidades: Caxias do Sul (RS), Feira de Santana (BA), Jundiaí, Ribeirão Preto, Sorocaba, Piracicaba, Bauru, Bragança Paulista (SP), Macapá (AP), Regiões do Vale do Ipojuca (PE) e Entorno de Brasília (DF).
Leonardo Japur, diretor de estratégia e novas categorias da 99, afirma, que durante o primeiro mês da modalidade, a porcentagem cobrada dos motoristas será de 0,99%.