por Guilherme Cosenza
A partir de hoje (25) até o dia 7 de maio está aberta a temporada de cruzeiros 2023/2024. Para esse ano ela será ainda maior do que a anterior. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) serão mais de 877 mil leitos oferecidos pelos navios Costa Diadema, Costa Fascinosa, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Grandiosa, MSC Lirica, MSC Musica, MSC Preziosa e MSC Seaview formam o grupo de nove navios que partirão dos portos de Itajaí (SC), Maceió, Rio de Janeiro, Salvador, Santos (SP), além do estreante Porto de Paranaguá (PR).
Toda essa frota irá percorrer 212 roteiros, com 763 escalas em diferentes regiões do país trazendo durante esses 195 dias, turistas dos mais diversos estilos para dentro das cidades brasileiras como Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Porto Belo e Recife, além das cidades estrangeiras Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este. Seja por um curto ou longo período os visitantes estarão dentro das cidades visitando e consumindo os locais, com isso, espera-se um impacto de R$ 5 bilhões só na economia brasileira.
A chegada dos cruzeiros beneficia o setor do comercio varejista e cria novos empregos, para esse ano é estimado um total de 80 mil empregos no país, devido à alta demanda desse ano. Aliás, pode ser esperado uma verdadeira avalanche de turistas nas cidades, uma vez que a temporada 2022/2023 foi a maior dos últimos dez anos e a nova temporada promete ser ainda maior.
"A temporada 2023/2024 com certeza será outro recorde, que irá manter a indústria de cruzeiros em um caminho ascendente, até superarmos os 805 mil cruzeiristas de 2011/2012,. Na temporada passada, tivemos 802 mil cruzeiristas", disse o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.