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Embraer vende avião militar KC-390

Avião militar KC-390 é vendido para mais um país da Otan | Foto: Divulgação

O governo da República Tcheca anunciou que selecionou o KC-390, da brasileira Embraer, como seu novo avião de transporte militar. É o quinto país a fazer isso na Europa e o terceiro da Otan, a aliança militar ocidental, consolidando a entrada da fabricante brasileira neste mercado. O país do Leste Europeu quer adquirir duas aeronaves. Hoje, o país não tem um cargueiro médio como o KC-390, e depende de uma frota de 15 aviões de pequeno porte. A aeronave brasileira leva até 26 toneladas. Os valores ainda serão negociados.

"Estamos honrados pela seleção do Ministério da Defesa e das Forças Armadas para iniciar as negociações desta aquisição significativa. Estamos prontos para fornecer à República Tcheca a mais avançada aeronave de transporte tático disponível no mercado", disse em nota Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. "O C-390 Millennium está atraindo a atenção de várias nações ao redor do mundo, devido à sua combinação imbatível de alta produtividade e flexibilidade operacional com baixos custos operacionais", disse, referindo-se ao nome que a Embraer prefere para vender o avião, que sem o "K" na sigla significa que não tem a capacidade de reabastecer outras aeronaves em voo.

No mês passado, a empresa brasileira havia fechado um acordo para fornecer até cinco unidades para a Áustria, país que não é da Otan mas opera de forma muito próxima ao clube militar. Os outros clientes, todos da aliança, são Portugal (5 aviões), Hungria (2) e Holanda (5). No ano passado, quando a Holanda anunciou a intenção da compra, o governo informou ao Parlamento que ela sairia por algo entre 1 bilhão (R$ 5,3 bilhões hoje) e 2,5 bilhões (R$ 13,3 bilhões). No caso húngaro, cada avião saiu por US$ 150 milhões (cerca de R$ 756 milhões).

A República Tcheca era um alvo óbvio da Embraer pela sua lacuna na aviação de transporte e pelo fato de ter uma empresa, a Aero Vodochody, como fornecedora de partes da fuselagem, portas e rampa de carga do KC-390. O projeto começou em 2008 e o avião teve como seu primeiro cliente o Brasil.

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