Descoberta falsificação de peças nos motores de aeronaves

Peças e documentos falsos foram encontrados em Portugal

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TAP Portugal descobriu irregularidade no motor durante manutenção de rotina

por Guilherme Cosenza

Uma verdadeira polêmica no mundo da aviação começa a ser desenhada após a descoberta de fraudes e falsificações na venda e reparos de peças de motores de aeronaves. A descoberta foi feita em Portugal quando engenheiros da subsidiária de manutenção da TAP Air Portugal se reuniram em torno de um motor de aeronave que havia chegado para reparo.

A turbina CFM56 apresentava sinais de desgaste e para a surpresa de todos, quando a documentação foi levantada foi visto que se tratava de uma peça recém-saída da linha de produção. Ou seja, o desgaste encontrando não teria como acontecer de uma peça recém produzida. Visto isso, em 21 de junho, a TAP apontou a discrepância para a Safran, empresa aeroespacial francesa que fabrica os motores CFM juntamente com a General Electric. A empresa descobriu que tratava-se de uma documentação falsificada, com uma assinatura que não era de um funcionário da empresa e os números de referência do pedido de compra da peça também não batiam.

Após a descoberta, uma verdadeira caçada iniciou-se para encontrar mais motores nas mesmas condições, uma vez que o motor CFM56 é de longe o mais utilizado no mundo inteiro, com aproximadamente 22.000 unidades rodando pelas aeronaves. Com isso, após a descoberta da TAP a CFM e a General Electric acharam cerca de 126 aeronaves com peças, além de 90 documentações falsas. Levantando assim um verdadeiro alarde sobre o ocorrido. Todas as peças falsas encontradas são da mesma distribuidora localizada em Londres, a AOG Technics.

A empresa possui apenas oito anos de existência e é pouco conhecida, porém tem um extenso currículo de venda para diversas empresas aéreas e pertence ao empresário de 35 anos, Jose Alejandro Zamora Yrala. Após a descoberta do golpe, o site da companhia que se gabava por ser uma distribuidora com armazém em Miami, Frankfurt, Reino Unido e Singapura foi tirado do ar. Ainda não se sabe o lucro obtido com o golpe que reutilizava peças antigas como novas e que enganou as maiores companhias aéreas, mas estimasse um lucro milionário com a fraude.