Cacau Show compra fábrica da Pan
por Guilherme Cosenza
A fabricante de chocolates Cacau Show está expandindo o seu império. A empresa acaba de arrematar o complexo industrial que pertencia à fábrica de chocolates Pan, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista. O terreno tem cerca de 10,4 mil m² e fica no bairro Santa Paula, região nobre de São Caetano. Dessa forma, a Cacau Show conseguiu o espaço após um lance no valor de R$ 70 milhões a serem saudados em 30 meses. O resultado do leilão foi homologado na quinta (19) pelo juiz Marcello do Amaral Perino, da 1ª vara regional de competência empresarial e conflitos relacionados à arbitragem de São Paulo.
Além da empresa de chocolates, a construtora Patriani, que possui forte presença no ABC, também tentou ficar com o espaço da antiga fábrica, porém, o juiz da falência considerou que a proposta não atendeu os requisitos do edital. Embora a empresa tenha dado o lance de R$ 70 milhões, onde daria 25% de entrada e parcelaria o resto em 24 meses, a proposta continha contraindicações como a realização de estudos ambientais que certificassem a ausência de contaminação no imóvel que impedisse a implantação de empreendimento imobiliário. Com isso, o juiz passou a vez para a Cacau Show, uma vez que ele analisou quer seria mais vantajoso por não outras condições além do pagamento do saldo remanescente.
Com isso, chega ao fim a era da também fabricante de chocolates Pan. Para os mais antigos, a marca foi a criadora dos "cigarrinhos de chocolate" que mais tarde foram substituidos pelos "lápis de chocolate" nas décadas de 80 e 90. Porém, a fábrica funcionava desde 1930.