Brasileiros na Bolsa de Valores Americana
Estabilidade e tamanho do mercado seduz investidores do país
por Guilherme Cosenza
No Brasil, apenas 3% dos mais 200 milhões de brasileiros tem como prática investir na Bolsa de Valores. Se comparado a países mais desenvolvidos, como o Estados Unidos, esse número sobe com força, cerca de 61% dos americanos tem seus investimentos na Bolsa de Valores Americana, os dados são da pesquisa realizada pela Gallup.
Porém, ao que tudo indica, esse número baixo de investidores brasileiros estão migrando para os investimentos americanos. Segundo a B3 de 2021 à 2023, houve um crescimento de 35% no número de investidores nacionais comprando ações de empresas do exterior. Essa porcentagem equivale a um número próximo de 2 milhões de brasileiros investindo em ações como Apple, Nike, Microsoft e Coca-Cola. De fato as facilidades atuais de acesso dos brasileiros a contas no exterior impulsionaram esse crescimento.
Tudo isso ao alcance do celular e sem precisar sair de casa. Atualmente, bancos como Nubank, Itaú, Bradesco, Digio, entre outros, possibilitam a criação de uma carteira digital de investimentos para a compra e venda de ações, tudo feito através do aplicativo do banco. Também a chegada de empresas como a XP Investimentos que ensina o público a investir, além de fazer a vez com as carteiras de investimentos, facilitaram esse caminho.
Porém, a grande maioria permite o investimento em real, mesmo investindo nas empresas americanas. Para quem opta por investir em dólar, bancos como C6 Bank e atualmente a Nomad, possuem essa possibilidade de investir na bolsa em dólar. Essas facilidades, somadas com a estabilidade e força da moeda americana, com o número alto de empresas encontradas dentro das bolsa de valores, considerado um dos maiores do mundo com 6 mil empresas listadas e mais de 8 mil ativos, acabaram sendo os motivos auges para que os brasileiros passassem a repensar onde colocar o dinheiro para investir.