Castro enaltece, no Lide, a força empregatícia do Rio

Governador destaca que estado gerou mais 120 mil vagas no ano

Por

Em evento do Lide, em São Paulo, Castro reafirmou a força da economia fluminense

"Um dos indicadores do excelente desempenho econômico do Rio é a alta da empregabilidade, que gerou mais de 120 mil vagas de trabalho em nove meses, apenas neste ano. Isso mostra a nossa força para o desenvolvimento do país." A declaração foi feita, nesta segunda (6), em São Paulo, pelo governador Cláudio Castro, convidado pelo Lide para apresentar os avanços do estado para empresários e autoridades.

Na palestra, que teve como tema o "Crescimento econômico e perspectivas para o Rio e o Brasil", Castro reforçou ainda que o estado está entre os três que mais geram empregos no Brasil, registrando recordes mensais. De acordo com o Caged, do governo federal, em setembro, foram criados cerca de 18 mil postos de trabalho.

"O Estado do Rio vem avançado a cada ano. Hoje, somos líder na produção nacional de aço e segundo polo automotivo e mercado consumidor do Brasil. Além disso, o Rio de Janeiro é responsável por 20% da arrecadação federal, R$ 460 bilhões por ano. Evoluímos, e seguiremos unindo esforços para continuar crescendo", ressaltou o governador.

Nos últimos anos, o Rio teve sua credibilidade internacional resgatada, resultado de estruturas jurídica e regulatória sólidas, atraindo empresas e negócios fundamentais, transformando o estado em uma das economias mais estáveis do país. Atualmente, há mais de 1,7 milhão de empresas ativas no território fluminense. No ano, até o momento, foram abertos 60 mil empreendimentos.

"Construímos um ambiente favorável aos empresários, com projetos de infraestrutura e também o aprimoramento da legislação tributária, com benefícios fiscais. Tudo isso reflete no desenvolvimento do Rio de Janeiro, que registrou o aumento do PIB: no primeiro trimestre de 2023, o crescimento foi de 5,2%, melhor resultado para o período desde 2015", explicou Castro.

Energia verde

As potências econômicas do estado também foram temas do debate. O Rio de Janeiro está apostando nas economias verde e azul. Maior produtor de petróleo e de gás natural, com 85% e 70% da produção nacional, o Estado do Rio é destaque também nas indústrias de biogás (197 milhões de m3/ano) e biometano (28,6 milhões de m3/ano).

"Estamos focados em consolidar o Rio de Janeiro como referência na transição energética. Criamos a Secretaria de Economia do Mar justamente para trabalhar ações e projetos pioneiros. Estudamos implantar aeólicas offshore e produzir energia a partir do vento do mar e já produzimos mapas sobre o potencial de geração de energia limpa, com 12 plantas em andamento", resumiu o governador.

Setor automobilístico

Além do setor energético, outro que vem crescendo no estado é o automobilístico. Tanto que nesta terça-feira (7), Castro vai a Resende, no Sul Fluminense, no Complexo Industrial da Nissan, onde a montadora anunciará novos investimentos para a fábrica fluminense. A cerimônia, que contará com a participação de Makoto Uchida, CEO e presidente da Nissan Motor Co., além de outras autoridades e executivos da Nissan, começará às 10h30.

Desde sua inauguração, em 2014, o complexo, já produziu mais de 590 mil veículos e 570 mil motores. Desses, 85 mil foram exportados para a América Latina.