Minerva consegue liberação para importar aos EUA

Carne bovina sairá do Paraguai direto para os Estados Unidos

Por

Minerva consegue abrir as portas dos Estados Unidos para vender sua carne bovina

Por Guilherme Cosenza

A Minerva Foods está prestes a nadar em braçadas largas. A empresa conseguiu a aprovação dos Estados Unidos para a exportação de sua carne bovina para os americanos. Para essa liberação, a Minerva poderá exportar as peças de sua unidade paraguaia. Porém, as unidades do Paraguai, somam-se ativos da empresa no Brasil, na Argentina e no Uruguai.

Com isso, os empresários do frigorífico estão empolgados com o "importante passo para os produtores do país e pode abrir oportunidades em outros mercados que seguem padrões sanitários semelhantes", pontua a empresa através de nota. A companhia é a maior exportadora de carne bovina da América do Sul e tem quatro plantas produtivas no Paraguai com capacidade total de abate de 8 mil cabeças/dia. Segundo a empresa, a decisão amplia a "capilaridade da carne bovina paraguaia no mercado global".

A chegada da Minerva para o mercado importador americano parece não ser mal visto pelos atuais importadores que afirmam que a decisão dos EUA provavelmente não alterará o volume geral das importações norte-americanas, mesmo em um momento de escassez de oferta e preços altos, devido a uma cota de embarques. Segundo a Minerva, restam apenas os trâmites burocráticos para efetiva habilitação das unidades produtivas paraguaias e autorização final para início das exportações. "Considerando o atual footprint da Minerva Foods, a nossa exposição para o mercado norte americano totaliza 13 unidades produtivas com capacidade de abate de aproximadamente 16 mil cabeças de gado/dia, sendo sete plantas no Brasil, quatro plantas no Uruguai e duas plantas na Argentina", explicou a empresa. Vale ainda ressaltar que os EUA são o segundo maior importador de carne bovina do mundo.