Por:

Dólar sobe com tombo do petróleo

A Bolsa brasileira registrou mais uma queda e o dólar subiu nesta terça-feira (12), com investidores digerindo novos dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos, enquanto aguardam a divulgação de decisões sobre juros em ambos os países, marcadas para quarta (13). Além disso, o petróleo fechou em forte queda, derrubando empresas do setor incluindo a Petrobras, a segunda maior da Bolsa.

Nesse cenário, o Ibovespa recuou 0,40%, terminando o dia aos 126.403 pontos, enquanto o dólar avançou 0,58%, cotado a R$ 4,965. Na manhã desta terça, o IBGE divulgou que o IPCA acelerou a 0,28% em novembro, após marcar 0,24% em outubro, pressionado por alimentos e passagens aéreas.

Apesar disso, a taxa é a menor para o mês desde 2018 e ficou praticamente em linha com os 0,29% esperados por analistas consultados pela agência Bloomberg. "De forma geral, o dado segue corroborando um cenário benigno para a inflação brasileira. Quando observamos a composição do IPCA, a pressão altista veio de itens mais voláteis como alimentos e passagem área, enquanto as medidas mais importantes, como a média dos núcleos [cálculo que desconsidera itens mais voláteis], seguem em trajetória de queda no acumulado dos 12 meses", afirma Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research.

O economista afirma, ainda, que o dado é positivo para a reunião do Copom, que deve seguir cortando os juros nas próximas reuniões.Já nos EUA, os preços ao consumidor registraram alta inesperada em novembro, enquanto o núcleo da inflação acelerou frente ao mês anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.