Por:

Golpistas usam nome da Anatel

Recebeu ligação da Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) sugerindo para você mudar de operadora? Saiba que é golpe. A agência fez um alerta via comunicado de imprensa após uma postagem no X (antigo Twitter) viralizar.

Jeferson Menezes descreveu em um longo fio no X, ex-Twitter, que estava com problemas na internet de sua casa fornecida pela Oi. Ele entrou em contato com a empresa relatando a instabilidade, foram feitos testes e nada foi resolvido.

Após isso, começou a receber ligações com uma gravação, que perguntava se o problema tinha sido resolvido, e depois passando para um "suporte". Num primeiro momento, sugeriam que ele trocasse de plano de internet da Oi. Depois, passou a receber chamadas de uma atendente que dizia ser da Anatel, tentando convencê-lo a mudar para a Claro.

A Anatel informou em comunicado que "não entra em contato com consumidores para recomendar ou determinar a troca de prestadoras de serviço". Além disso, a agência afirmou que o assunto está sob análise e que oficiou as empresas mencionadas. Em uma página com informações de cuidados contra fraudes, a Anatel diz que quase nunca liga para os clientes.

Para entrar em contato, os clientes precisam usar canais oficiais, como o telefone 1331, o serviço de atendimento via internet para registro de reclamações ou pessoalmente, em unidades na capital dos estados.

Jeferson suspeita que existe um esquema entre funcionários de operadoras. Ele sugere que pessoas de dentro da Oi vendem para representantes de outras operadoras (no caso, a Claro) dados de clientes com problema de conexão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.