A temporada de shows da cantora Taylor Swift no Brasil ajudou o setor de serviços a crescer em novembro, indicou nesta terça-feira (16) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o instituto, a passagem da estrela da música pelo país beneficiou os serviços prestados às famílias, cujo volume teve alta de 2,2%, após queda de 1,8% em outubro.
"Nesse mês [novembro], a maior influência [nos serviços prestados às famílias] veio da alta de alojamento e alimentação, mas também houve avanço em outros serviços prestados às famílias, impulsionado, especialmente, pelo crescimento da atividade de espetáculos teatrais e musicais, em função dos shows da cantora Taylor Swift no país", disse em nota Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE. Em entrevista coletiva nesta terça, o pesquisador afirmou que as apresentações também podem ter gerado efeitos positivos em outras atividades de serviços, incluindo aquelas voltadas ao turismo, como alojamento, alimentação e transporte.
"Acaba movimentando toda uma gama de atividades de serviços para além da empresa promotora desses shows", disse Lobo. Em novembro, Taylor Swift se apresentou no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na capital fluminense, as apresentações ocorreram em meio a uma onda de calor, e uma fã morreu após passar mal antes da apresentação.
Esta não é a primeira vez que Taylor Swift provoca reflexos na economia. No ano passado, por exemplo, a cantora foi citada pelo banco central americano por ter impulsionado o setor de turismo dos Estados Unidos com sua turnê "The Eras Tour".