Senai abre centro de hidrogênio verde
Voltado a aulas, experimentos e atividades direcionadas à área de educação, o Senai, em parceria com a GIZ, acaba de inaugurar o primeiro Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde do Brasil, que vai funcionar, no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do Senai do Rio Grande do Norte. (Senai-RN). A previsão é de que os primeiros cursos já deverão ter início neste semestre.
De acordo com informações fornecidas pelas instituições, a estrutura do centro deverá incluir estações de ensino, com capacidade de operar, em condições reais, desde a geração de energias renováveis para produção de hidrogênio verde, até a obtenção e aplicação prática do produto.
Ao destacar o potencial de geração de empregos da indústria de hidrogênio e a importância da qualificação profissional, durante a inauguração do centro, o diretor-geral do SENAI Nacional, Gustavo Leal, acentuou que "o que a gente está fazendo hoje é semear o futuro", acrescentando que "o nosso DNA é muito próximo da Alemanha e temos que agradecer à GIZ pelas sementes que deixou plantadas no SENAI".
Também na oportunidade, Leal destacou a riqueza de recursos naturais e de outras vantagens comparativas disponíveis no Brasil, tendo em vista a aplicações possíveis para as indústrias de energia e do hidrogênio verde. Ele reforçou, ainda, que "é preciso juntar a isso as pessoas qualificadas para atuar na cadeia produtiva" e para fazer frente aos desafios vislumbrados no horizonte.
Sobre o potencial de tal energia renovável, o diretor-geral do Senai nacional estimou que a cadeia produtiva do hidrogênio verde deverá gerar 4 milhões de empregos nos próximos anos, salientando que o Brasil poderá ser um dos motores nesse processo. "Que a nossa juventude esteja preparada para isso", completou.
Já o Projeto H2Brasil viabilizou a implantação de cinco hubs regionais de educação e treinamento, em centros especializados do SENAI no Ceará, Paraná, Bahia, São Paulo e Santa Catarina.
Além de centro de excelência, o CTGAS-ER lidera o setor de energias renováveis e inserção do gás natural na matriz energética brasileira,