Por:

Produção de veículos no país sobe 24,2%

Sob o impulso da expansão expressiva de consumo de automóveis no país, a produção de veículos (carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus) avançou 24,2% em abril último, no comparativo anual, correspondendo a 222,1 mil unidades. Em relação a março, o volume produzido representou elevação de 13,5%.

Estes dados foram divulgados, nessa quarta-feira (8) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), ao apontar que a produção acumulada do ano já soma 760,1 mil veículos, montante 6,3% superior ao total produzido em igual período do ano passado.

No quesito vendas, estas cresceram 37,4% no mês passado, pelo comparativo anual, totalizando 220,8 mil unidades emplacadas, além de se aproximar do patamar pré-pandêmico, uma vez que em abril de 2019 foram comercializados 231,9 mil veículos. Já no comparativo mensal, as vendas subiram 17,6%. No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, foram vendidas 735,4 mil unidades no país, volume 16,3% maior do que em igual período de 2023.

Para a Anfavea, a expansão expressiva, tanto das vendas, quanto da produção, espelha a melhora das condições de crédito, em especial, a queda dos juros, mas também a aquisição mais 'vigorosa' de novas unidades pelas locadoras, devido à renovação das frotas.

No campo do comércio exterior, as exportações apuraram queda de 19,6% em abril, ante o mesmo mês do ano passado, enquanto que, na passagem de março para abril, o recuo foi de 16,4%. Com abertura de 601 vagas no mês passado, segundo a Anfavea, o setor emprega hoje 102 mil pessoas. (M.S.)