Por:

FGV discute a sustentabilidade da dívida

O crescimento exponencial da dívida pública, fator que implica o comprometimento da capacidade de financiamento de políticas públicas, assim como coloca em xeque seu desenvolvimento.

Este é o tema central do webinário "Orçamento e poder: sustentabilidade da dívida pública, que a Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas (EPPG/FGV) promove no próximo dia 22 de maio, às 18h, pelo canal da FGV no Youtube.

De acordo com os organizadores do evento, o país vem enfrentando desafios persistentes em relação à sua dívida pública, que atingiu níveis historicamente altos nos últimos anos.

Como 'remédio' para tal horizonte trágico, especialistas destacam a necessidade de uma gestão cuidadosa de políticas que permitam a redução gradual da dívida, além do controle de gastos e aumento da eficiência na arrecadação de receitas.

Entre os questionamentos que terão espaço, por ocasião do webinário estão: 'Qual a solução para controlar a dívida pública e garantir sua sustentabilidade?'; 'Será que o shutdown é a solução para o Brasil?'.

Para que estes desafios possam ser superados, a recomendação é de que seja feita uma 'abordagem abrangente' que concilie a responsabilidade fiscal com a necessidade de uma governança eficiente.

Além de medidas que permitam fortalecer a disciplina fiscal, serão tratados temas, como reformas orçamentárias, estratégias de gestão da dívida e iniciativas para promover a transparência e a responsabilidade nos gastos governamentais. Inscrições pelo link (https://evento.fgv.br/dividapublica_2205/). (M.S.)