Por:

Bolsa 'brasilis' engata alta de 0,52%

(Folhapress)

A Bolsa brasileira fechou em alta de 0,52%, a 128,261,00 pontos, nesta segunda-feira (13), com investidores de olho no calendário macroeconômico da semana e em mais uma bateria de balanços corporativos.

Já o dólar recuou 0,12%, cotado a R$ 5,151 na venda, em sessão volátil para a moeda norte-americana.

A semana começa com investidores atentos à publicação da ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central), esperada para terça-feira, e à divulgação de novos dados da inflação dos Estados Unidos, na quarta.

O BC, na semana passada, decidiu pela redução em 0,25 ponto percentual da taxa Selic, indo de 10,75% para 10,50% ao ano. Por seis reuniões consecutivas, o entendimento da autarquia foi unânime em cortar os juros em 0,5 p.p., mas as conjunturas doméstica e externa levaram à desaceleração do ritmo algo já precificado pelo mercado.

A surpresa, porém, esteve na divisão do Comitê: todos os diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram favoráveis à redução de 0,5 p.p., enquanto os outros cinco dirigentes optaram pela de menor magnitude.

A divisão interna no Copom levantou temores sobre mudanças no perfil do colegiado, possivelmente mais leniente em relação à inflação, e sobre um possível viés político na autarquia a partir de 2025, quando será formado um novo mandato.

A expectativa é que a ata explique o porquê da divisão e ajude a calibrar expectativas para os próximos encontros.