Petrobras muda licitações em favor de fornecedores
Alteração da petroleira visa facilitar financiamentos pelo segmento
Por Marcello Sigwalt
A título de facilitar a obtenção de financiamentos pelos fornecedores, a Petrobras decidiu alterar o 'desenho' do processo de licitações de plataformas de petróleo, admitiu, em entrevista ao jornal Globo o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da petroleira, Carlos Travassos, ao comentar que a primeira iniciativa nesse aspecto foi tomada em relação à concorrência aberta de construção de plataformas para a bacia de Sergipe-Alagoas, cuja previsão é de entrega das respectivas propostas apenas no início do segundo semestre do ano.
A principal modificação do mecanismo licitatório envolveria uma negociação com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para uso dos recursos, por meio do Fundo da Marinha Mercante (FMM).
Com esta finalidade, o banco de fomento pretende aprovar um montante de R$ 5 bilhões direcionados ao setor de infraestrutura e logística em 2024, o que deverá permitir uma participação maior da Petrobras nesse processo.
Segundo Travassos, "uma das dificuldades que estamos observando é o crédito sobretudo das afretadoras. E por isso, ao conversar com o mercado, passamos a buscar respostas e soluções como forma a reduzir a exposição de crédito nessas empresas. Na prática, estamos ajudando essas companhias a buscarem o caminho para o crédito".
Normalmente, as empresas que vão operar as unidades da estatal passam a receber os respectivos recursos, de forma 'diluída' ao longo de 20 anos após iniciada a produção.
Com as mudanças adotadas, a Petrobras poderá contribuir com parte dos recursos, em um período inicial, de modo a reduzir o risco e a exposição das companhias, o que ajudaria a obter crédito".