Por:

Busca de crédito 'prepara' recuperação

Mesmo denotando fase de retomada - ao sair de uma queda de 13% no mês anterior, no comparativo mensal - a busca por financiamento no país subiu 14% em abril último, mas caiu 24%, ante o quarto mês de 2023, aponta o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede mensalmente o número de solicitações de créditos pelos segmentos de varejo, bancos e serviços.

A melhor performance de abril deste ano teria vindo do setor financeiro, que cresceu 19% (no comparativo mensal), seguido pelo varejo (9%) e os serviços (3%).

No comparativo anual, o varejo voltou a ser o maior 'protagonista' da queda do INDC, ao responder por uma queda de 24%. Já os bancos recuaram 8%, em contraste com os serviços, que avançaram 9%.

A despeito do desempenho positivo do indicador em abril, no comparativo mensal, a observação do mercado é no sentido de que tal alta deve ser vista com cautela.

Segundo a head de produtos Analytics da Neurotech, Natália Heimann, "há, ainda, uma grande incerteza sobre a possibilidade de recuperação geral nos próximos meses".

Para Natália, o dado de queda de 26% do INDC em março, no comparativo anual, deve ser levado em consideração. "É importante que as empresas de crédito estejam atentas ao comportamento dos consumidores que, a esta altura, estão cautelosos perante uma economia que ainda é instável, mesmo com queda da taxa de juros", assinala.

A categoria 'supermercado', cresceu 4%, no comparativo anual; vestuário despencou 50%; lojas de departamento retrocedeu 31% e eletro/móveis, -22%. (M.S.)