Por:

Dia dos Namorados: vendas subirão 4,2%

Se depender da estratégia comercial dos shoppings centers, a receita do Dia dos Namorados está garantida. Pelo menos, essa é a expectativa da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), ao estimar um crescimento de 4,2% na semana que marca uma das principais datas comerciais do ano, em comparação com igual período do ano passado, o que corresponde a um faturamento de R$ 4,4 bilhões.

Segundo estudo da entidade, a previsão é de o que valor médio das compras da data gire em torno de R$ 220,49, o que deve representar acréscimo de 3,7%, no comparativo anual.

Entre os produtos mais procurados pelo público feminino, o levantamento da Abrasce confere destaque: perfumaria e cosméticos (87%), joalheria (77%), vestuário (73%), chocolates e doces (71%), calçados (69%) e bolsas e acessórios (65%).

Na seção masculina, a preferência recai sobre calçados (65%), perfumaria e cosméticos (65%), vestuário (65%), artigos esportivos (63%), relógios e acessórios (59%) e bebidas (30%).

Quanto à expectativa das empresas, 81% das empresas de shopping centers estão otimistas com a data comemorativa, e 68% esperam aumento no fluxo de visitantes.

Em nota distribuída à imprensa, o presidente da Abrasce, Glauco Humai, observou que "o cenário econômico atual e o endividamento das famílias são alguns dos fatores externos que podem limitar o consumo na data comemorativa. No entanto, mesmo com essa percepção, os shoppings estão otimistas com a expectativa de aumento de público e de vendas e esperam bons resultados para o período". (M.S.)