Por:

Número de cervejarias avança 6,8%

Enquanto a crise (fiscal e política) campeia no país, o setor cervejeiro vai bem, obrigado. Que o diga o Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), cujos dados apontam avanço de 6,8% do número de estabelecimentos produtores de cerveja registrados no país, acrescentando 118 novas cervejarias, que agora totalizam 1.847.

Essas informações foram divulgadas, nessa terça-feira (11), no Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia (CBTEC), que integra o Brasil Brau, maior evento da indústria cervejeira tupiniquim.

Na avaliação do geógrafo do Mapa, Eduardo Marcusso, "nos últimos anos, a gente nota que o ritmo de crescimento do número de estabelecimentos diminuiu, mas é porque a base está maior. Temos um processo de interiorização da cerveja no país, e esse é um desafio, crescer e distribuir".

Entre os estados, São Paulo permanece firme na liderança do ranking regional, com 410 estabelecimentos registrados, seguido do Rio Grande do Sul (335), de Minas Gerais (235), Santa Catarina (225) e do Paraná 171.

Considerando as regiões, o Sudeste tem o maior número de produtores de cerveja - 856 estabelecimentos registrados, seguido pelo Sul (731), Nordeste (122), Centro-Oeste (96), e Norte (42).

Já no ranking dos municípios, a capital paulista detém o maior número de cervejarias (61), vindo depois Porto Alegre (43), Curitiba (26), Caxias do Sul (RS) (23), Nova Lima (MG) (22) e Belo Horizonte (21).

Outro detalhe curioso do Anuário, é que em 771 municípios brasileiros, há pelo menos uma cervejaria. (M.S.)