Por:

Monitor do PIB recua 0,1% em abril

Atestado de perda de ritmo de crescimento da economia brasileira, acentuada no início do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional apresentou recuo de 0,1% em abril último, em relação ao mês anterior, aponta o Monitor do PIB, divulgado, nessa segunda-feira (18) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ante igual mês de 2023, porém, foi contabilizado crescimento de 5,1%, que chega a 2,7% no acumulado dos últimos 12 meses. Desta forma, o PIB totalizou R$ 3,63 trilhões, no acumulado de janeiro a abril, em valores correntes.

Na avaliação da coordenadora do Monitor do PIB/FGV, em nota oficial, Juliana Trece, "a economia apresentou estabilidade em abril na comparação com março. Esse resultado mostra uma perda de ritmo de crescimento da atividade após bom desempenho no início do ano. Apesar disso, na comparação com abril de 2023, o resultado é de crescimento expressivo da economia (5,1%) disseminado em diversos componentes, como os investimentos, a indústria, o consumo, as exportações e as importações. Tal comportamento indicaria uma perda de fôlego em comparação ao início do ano, porém ainda superior ao do mesmo período de 2023".

Em outra projeção, no trimestre móvel encerrado em abril deste ano, em comparação igual trimestre de 2023, o indicador mostra expansão de 2,8%, pelo aumento significativo do consumo das famílias, que subiu 5,5%.

Com estes resultados, a taxa de investimento nacional atingiu 17,6% em abril, que subiu 4,8% no trimestre fechado em abril último, tomando por base o comparativo com igual período do ano passado.