O desenvolvimento de sistema inovador de armazenamento de energia em baterias e geração distribuída na usina hidrelétrica de Ilha Solteira (SP), com módulos solares. Esse é o principal objetivo da parceria celebrada entre a CTG Brasil (uma das líderes nacionais de geração de energia limpa), Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), em Pernambuco, a Thymos Energia e a Wisebyte.
De acordo com o projeto PDI Aneel, será construído um laboratório de armazenamento eletroquímico de energia (baterias), conectado a uma pequena usina solar fotovoltaica de aproximadamente 900 módulos solares, nas instalações da usina, que se localiza no rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira e Selvíria.
No entendimento do diretor de Desenvolvimento de Negócios e PDI da CTG Brasil, Sergio Fonseca, "este projeto da CTG Brasil é um passo importante para impulsionar a geração limpa e reduzir o custo da eletricidade, pois desenvolverá soluções com baterias para aumentar a flexibilidade de geração e estabilidade do sistema".
Com capacidade instalada prevista de 500 kWp, a nova usina fotovoltaica deverá gerar energia elétrica equivalente ao consumo de mais de 380 residências. Por sua vez, a capacidade de armazenamento de energia das baterias é de 100 kWh, conforme o projeto traçado em estudos planejados para o laboratório.
Num primeiro momento, a energia gerada atenderá apenas o consumo da CTG Brasil, dentro da área de cobertura da distribuidora local, o que não descarta o recurso a formas complementares de utilização de energia, sob avaliação.