Por: CORREIO ECONÔMICO

BC registra sexto vazamento de dados do PIX em 2024

Ocorrência mais recente é a sexta, somente este ano | Foto: Divulgação

Sexta ocorrência do ano (das 11 registradas, desde sua criação, há pouco menos de quatro anos), chaves Pix (sistema de pagamentos instantâneos) foram alvo de novo vazamento de dados, desta vez, da instituição de pagamento 99Pay, informou, nessa quarta-feira (10), o Banco Central (BC).

Segundo a autoridade monetária, houve exposição de dados cadastrais vinculados a 39.088 chaves Pix, entre as quais, nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

Em nota, o BC esclarece que "não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário".

 

'Falhas pontuais'

Ao atribuir o 'incidente de segurança', a 'falhas pontuais' por parte dos sistemas da 99Pay, o BC comentou que "foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

Apenas notificação

Sem citar medidas que evitem novas ocorrências, a autarquia revelou que os clientes serão notificados por aplicativo ou pelo Internet banking. "Nem o BC, nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados".