Por:

CNI: brasileiros criticam alta de impostos

Numa primeira reação à aprovação do texto inicial da reforma tributária, a CNI (Confederação Nacional de Indústria) observou que 77% dos brasileiros consultados por pesquisa de entidade consideraram que a carga tributária 'já é muito alta', o que eliminaria a necessidade de elevar a cobrança de impostos, mesmo a pretexto de melhorar os serviços públicos.

Em lugar do maior aperto tributário, outros 76% dos consultados formou consenso, no sentido de que as despesas públicas "deveriam garantir uma melhor qualidade nos serviços de Saúde, Educação, além de estradas e rodovias".

Ao mesmo tempo, os entrevistados atribuíram respostas mais favoráveis, no que toca a oferta de serviços vinculados a aeroportos, energia elétrica e iluminação pública, que estaria em um nível mais adequado, no que se refere aos gastos públicos.

Em nota distribuída à imprensa, o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Rafael Lucchesi, afirmou que "a população avalia que o setor público gasta mal e precisa reorientar e melhorar seus gastos, ao invés de aumentar impostos, para proporcionar serviços de melhor qualidade. É uma percepção que vai ao encontro do que nós, do setor industrial, também compartilhamos, a de que é preciso, fundamentalmente, aumentar a eficiência dos investimentos".

Para o levantamento, a maior parte dos brasileiros consultados considera 'insuficientes' os gastos com Saúde (75%), Segurança Pública (71%) e Educação (70%), ao passo que os percentuais caem em relação a aeroportos (39%), iluminação pública (39%) e salário dos servidores públicos (38%). (M.S.)