Pix por aproximação ganha novas regras

Por

Com o objetivo de viabilizar a operacionalização de atribuições do chamado 'Pix por aproximação', o Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) - órgão regulador do mercado de capitais - acabam de aprovar novas regras do Open Finance. Entre as principais alterações estão: simplificação da jornada de iniciação de pagamentos com Pix, inclusive a para a realização de pagamentos por aproximação; ampliação do escopo de instituições que serão obrigadas a participar do ecossistema do Open Finance e estabelecimento a estrutura definitiva de governança do Open Finance.

No tópico financeiro específico da jornada de iniciação de pagamentos, a previsão é de que as novas regras do Open Finance deverão reduzir as etapas dos pagamentos online e para a oferta de Pix nas carteiras digitais (wallets). Dessa forma, o usuário poderá concluir a transação sem que precise acessar o aplicativo de sua instituição financeira.

Além disso, as novas regras devem ampliar o universo de instituições participantes do ecossistema do Open Finance, contemplando os segmentos de investimento e de operações de câmbio. Como resultado, a base de potenciais clientes beneficiados pelo Open Finance poderá corresponder a 95% dos usuários do SFN.

O Open Finance permite aos consumidores acesso a múltiplos benefícios decorrentes de soluções concebidas por instituições participantes (agregadores e gerenciadores financeiros); oferta de crédito mais barato; facilidade adicional para portabilidade de crédito e de salário; economia com cheque especial e oferta de melhores oportunidades de investimentos. (M.S.)