Tecnologia digital desafia a indústria

Por

Por Marcello Sigwalt

Iniciativa que visa a melhoria da gestão, redução de desperdícios e aperfeiçoamento dos processos produtivos, a técnica da chamada 'manufatura enxuta' é adotada pela maior parte da indústria instalada no país, aponta a Sondagem Especial 91, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Esta é a realidade para 86% do parque industrial do país, em que 41% das indústrias já aplicam, em média, 11 técnicas - em uma listagem de 17 - com o objetivo de assegurar a redução de tempo e custo de produção.

Neste aspecto, a pesquisa mostra que, em 2018, 35% das indústrias empregavam de dez a 15 técnicas (em uma lista de 15 possíveis)

Em que pese esse avanço tecnológico, o maior desafio do setor continua sendo consolidar a integração com a indústria 4.0, ou seja, aquele patamar vinculado à inteligência artificial, Internet das coisas e à big data, ferramentas que servem de 'senha' para que as indústrias se tornem mais produtivas e eficientes, se alinhando aos paradigmas operacionais externos.

A Sondagem 91 revela que, para 48% das indústrias de transformação, o alto custo de consultoria ou a implementação das técnicas representaram, no ano passado, a maior barreira ao seu desenvolvimento.

Esse percentual é bem superior aos 34% registrados em 2018, mesmo com a implantação de técnicas de organização da produção com baixo custo de implementação.

Para a economista e gerente de Política Industrial da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Samantha Cunha, a alta percentual está associada à crescente interligação das técnicas de manufatura enxuta às tecnologias digitais, que têm alto custo, na percepção industrial.

O desconhecimento das novas técnicas - no momento, limitada a 37% das indústrias de transformação - acaba restringindo sua implementação.

"A pesquisa reforça a importância do programa Brasil Mais Produtivo, que realizará consultorias para as empresas, pela qual será possível adotar práticas de manufatura enxuta e implementar novas tecnologias digitais", conclui Samantha.