Por:

Maioria dos trabalhadores tem estresse, tristeza e raiva

Trabalhador brasileiros está entre os mais estressados | Foto: Agência de notícias da indústria

Parcela majoritária (89%) dos trabalhadores brasileiros enfrenta situações de estresse, tristeza e raiva. É o que aponta pesquisa internacional 'State Of The Global Workplace', produzida pela consulta especializada em análise comportamental no trabalho, Gallup, após consultar 128 mil profissionais, em mais de 160 países, sobre o que sentem em relação ao trabalho e às suas vidas.

No caso brasileiro, o país ocupa o quarto lugar na América Latina em sentimentos de raiva e tristeza, e em sétimo lugar em estresse, com 46% de estressados, 25% tristes e 18% com raiva, este, em que o país perde apenas para Bolívia (25%) e Jamaica (24%).

 

Complexidade

Segundo o professor do departamento de Psicologia Social e do Trabalho da USP, Nilton Ota, é preciso levar em consideração a complexidade dos sentimentos e dos ambientes em que estão inseridos, que interferem nas esferas subjetivas do trabalhador.

Impactos

Ota completa, afirmando que "o trabalho molda aspectos importantes da subjetividade, não restritos ao ambiente profissional, mas podem se estender à vida privada e familiar. Um problema no ambiente de trabalho pode impactar, inclusive, a dinâmica familiar".