Comitê do Setor Elétrico aprova medidas

Por

Como medida emergencial para enfrentar o agravamento da estiagem, que exerce pressão crescente sobre a operação do sistema elétrica, sobretudo em horário de maior demanda. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) aprovou, nessa terça-feira (3), medidas adicionais, como o 'despacho flexível das usinas termelétricas a gás natural liquefeito (GNL) Porto Sergipe, Eneva, Santa Cruz e Linhares, os quais poderão ser acionados em períodos de "ponta", quando a carga de energia se encontra no 'pico', em que a prioridade do sistema é garantir a 'estabilidade' do fornecimento aos consumidores.

Nesse aspecto, as usinas de Santa Cruz e Linhares, que já vinham sendo despachadas pelo Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), continuará a ser utilizadas, em novembro próximo.

Outra medida tomada na reunião do comitê, na véspera, diz respeito à uma articulação que viabilize a operação excepcional do reservatório intermediário da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Norte, com vazão mínima de 100 m³/s, "respeitadas as licenças e autorizações necessárias".

No que toca à transmissão de energia, o CMSE pretende viabilizar a entrada em operação das linhas Porto do Sergipe-Olindina-Sapeaçu, Terminal Rio-Lagos e Leopoldina-Lagos, visando assegurar o "pleno escoamento de potência nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro". Ante à paralisação das licenças operacionais de algumas linhas de transmissão - em razão da greve do Ibama neste ano - a Sterlite (dona da linha Porto do Sergipe-Olindina-Sapeaçu), havia entrado na Justiça, visando acelerar a entrada em operação da instalação.

Outra deliberação relevante do comitê é a autorização para que ONS utilize critérios de desempenho e segurança menos restritivos, no que toca à operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), quando necessário, tendo em vista assegurar a maximização do uso de recursos disponíveis e o atendimento às cargas entre setembro e novembro. O Brasil encara uma situação desfavorável de chuvas, desde o último período úmido - do fim do ano passado ao início deste, com destaque para a seca na Região Norte.