Vale se recupera e turbina alta da bolsa

Por

O Ibovespa - que subiu 0,27%, aos 134.676 pontos índice de referência do mercado acionário brasileiro, foi amparado pelo avanço forte dos papéis da Vale, na esteira da recuperação dos preços do minério de ferro no exterior.

Em dia de alta volatilidade, o dólar oscilou entre os sinais e chegou a marcar máxima de R$ 5,674. Na mínima, bateu R$ 5,606.

Os preços ao consumidor norte-americano subiram ligeiramente no mês passado, a 0,2%, depois de terem avançado no mesmo ritmo em julho.

Nos 12 meses até agosto, o PCE (índice de preços de consumo pessoal, na sigla em inglês) desacelerou para 2,5%, o menor aumento anual desde fevereiro de 2021.

O indicador é um dos mais monitorados pelo Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) para balizar a política monetária. A autoridade trabalha com um mandato duplo, isto é, observa de perto os dados de inflação e emprego para decidir sobre os juros.

O objetivo é atingir o chamado "pouso suave", quando índices inflacionários convergem para a meta sem maiores danos ao mercado de trabalho do país.

Embora a inflação continue acima do objetivo de 2% do banco central, o PCE de agosto perdeu força em relação ao de julho, quando a base anual marcou 2,9%.

Já o relatório de emprego "payroll" (folha de pagamento, em inglês), divulgado na sexta-feira passada, mostrou uma desaceleração ordenada e sem grandes deteriorações nas taxas de ocupação, mas abaixo do esperado pelos analistas e não afastou por completo temores de recessão na maior economia do mundo.