ONS prevê aumento de 3,9% da carga

Por

Como reforço à perspectiva de manutenção da bandeira tarifária vermelha, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tornou a elevar sua projeção para o crescimento da carga de energia no país neste mês, acompanhado da expectativa de redução substancial do nível dos reservatórios de hidrelétricas, no final deste mês.

De acordo com boletim publicado na última sexta-feira (20), a carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) deverá aumentar 3,9%, em comparação com setembro do ano passado, para 80.215 megawatts médios, superando em 3,2% a previsão do NOS, divulgado na semana anterior.

Ao mesmo tempo, a projeção dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste (principal subsistema para armazenamento), é de 46,6% ao final de setembro corrente, ligeiramente abaixo dos 46,9% estimados há uma semana.

Mesmo que os atuais níveis dos reservatórios estejam acima da última crise hídrica mais séria do país, em 2021 (16%), a evolução dos lagos das hidrelétricas continua sendo motivo de preocupação. Na perspectiva, a tendência é de que estes continuem muito aquém da média histórica, em todas as regiões do país.

A previsão é de que as chuvas que ainda vão cair em setembro farão com que as hidrelétricas alcancem 47% da média no Sudeste/Centro-Oeste (ante 48% estimados na semana anterior), 62% no Sul (ante 53%), 40% no Nordeste (ante 42%) e 50% no Norte (ante 49%).

Com a seca severa, foi afetado o potencial de geração hidrelétrica nacional, causando custos extras aos consumidor, além de recolocar a discussão do retorno do 'horário de verão'. (M.S.)