Por: CORREIO ECONÔMICO

Consumidor deve ser mais 'econômico' no fim de ano

Ímpeto de compras no final de ano será mais moderado | Foto: Valter Campanato - Agência Brasil

Praticamente um mês após elevar, entre 10% e 12%, o faturamento, no comparativo anual, da 'invenção ianque', o Black Friday, o consumidor brasileiro se mostra mais 'comedido' nas compras para as festas de fim de ano, em que 40% deles admitiram adotar uma atitude 'mais econômica', enquanto outros 36% vão optar por cartões-presente, aqueles em que o destinatário fica livre para comprar o que quiser.

A intenção tupiniquim é de gastar até 27% a mais do que em 2023, o que perfaz um valor total de R$ 1.365. O levantamento consultou um universo de 1 mil consumidores acima de 18 anos, em que mais da metade dos entrevistados (52%) pretendem priorizar promoções e 42% darão preferência a 'marcas menos caras'.

 

Mudanças

Também mereceram destaque na pesquisa, mudanças como: comprar mais produtos com preço pela metade, na modalidade "compre 1, leve 2"; mas 30% vão adquirir os mesmos produtos, mas em menor quantidade (30%), além de usarem mais vouchers (21%).

Motivação

No que toca à maior motivação para as compras de fim de ano, o levantamento Blackhawk apontou que, para 70% das pessoas, o maior incentivo para as compras são os anúncios das promoções e 52% teriam sido atraídos por promoções nas redes sociais.